Voltar

Educação Tecnológica: conheça as 3 modalidades de times de competições oferecidas no Sesi Escola e o impacto na vida dos jovens

05/12/2023 - 10h04

Bem-vindos a um mundo de engrenagens e emoções, onde tecnologias e conhecimentos se misturam com a criatividade e, juntos, se entrelaçam com a busca incessante por inovação. Estamos nos referindo aos empolgantes times de robótica e competições do Sesi Escola, como: FLL, FTC e F1 in Schools.  

Independentemente da modalidade, a educação tecnológica proporciona aos estudantes oportunidades e experiências únicas de aprendizado e evolução. É um componente curricular que promove a inclusão, estimula o trabalho em equipe, impulsiona a criatividade e desenvolve habilidades técnicas, comportamentais e socioemocionais dos estudantes; conduzindo os interessados aos times de competições oficiais.

A seguir, você vai conhecer um pouco mais sobre cada uma dessas modalidades. Embora sejam distintas, todas têm o mesmo objetivo: disseminar conhecimentos por meio da educação tecnológica para formar uma geração de jovens brilhantes e apaixonados por ciência e tecnologia. 

FLL➡️ First Lego League (FLL) – Bem-vindo à FLL, uma modalidade de competição em que a imaginação e maletas de Lego ganham vida nas mãos dos pequenos jovens do ensino fundamental com idade entre 11 e 15 anos. Nessa jornada de aprendizado, a sala de aula se transforma em um verdadeiro laboratório de desafios e os estudantes têm a missão de construir projetos científicos e programar seus próprios robôs. A abordagem metodológica desperta, cada vez mais, o interesse de jovens e, principalmente, crianças, dando a eles a capacidade de inovação, criatividade, raciocínio lógico, trabalho em equipe e valores humanos, conhecidos também como core values. Mas não para por aí! A FLL também enfatiza a pesquisa e a apresentação de projetos relacionados a um tema específico, proposto pela First Lego League a cada temporada. Esse projeto de inovação propõe um problema real em uma comunidade local, seja um bairro, um município, um estado ou até mesmo um país, e os estudantes têm o desafio de encontrar soluções criativas. Com a FLL, os jovens mergulham em um mundo de aprendizado de possibilidades infinitas para explorar o conhecimento de forma envolvente e inspiradora, promovendo o desenvolvimento integral das crianças. 

FTC➡️ First Tech Challenge (FTC) – Agora vamos falar da FTC, uma modalidade de competição um pouco mais exigente, mas não menos emocionante. Aqui, estudantes de 14 a 17 anos são desafiados a projetar e construir robôs de porte médio, de até 25 kg, para enfrentar desafios empolgantes em uma arena. Para isso, os estudantes mergulham no mundo das máquinas, fios, sensores e circuitos, utilizando os mesmos equipamentos que os engenheiros profissionais. Mas atenção, a FTC não se resume apenas isso. Aqui os estudantes vão além! Nessa modalidade as equipes também desenvolvem habilidades variadas, não apenas na área técnica, mas também na parte profissional, aprendendo a aprimorar tarefas de engenharia, marketing e gestão de projetos. Outro diferencial dessa modalidade é que as equipes também são avaliadas na área de projetos sociais, que visa levar o conhecimento tecnológico a comunidades carentes por meio de oficinas de robótica. Ou seja, a FTC é uma modalidade que promove não apenas o desenvolvimento individual, mas também a responsabilidade social e o compartilhamento do conhecimento científico e tecnológico aprendido em sala de aula. É uma abordagem que vai além da sua própria formação porque precisa evidenciar ações com outras pessoas, promovendo valores importantes para o futuro desses jovens, construindo uma formação integral para o trabalho, para a sociedade e para a vida.  

F1 in schools➡️ F1 in Schools – E que tal acelerar em alta velocidade com a F1 in Schools? Aqui, nesta modalidade, estudantes de 13 a 19 anos têm a missão de criar, projetar e construir seus próprios carros de Fórmula 1 em miniatura, usando tecnologias avançadas de design e prototipagem. A competição inclui desafios técnicos e, por isso, estimula o aprendizado em engenharia, elétrica e mecânica, bem como provas de velocidade, em que os carros criados são movidos por ar comprimido ao longo de uma pista de 20 metros em uma média de 1,2 segundos. O campeonato dessa modalidade faz parte de um programa internacional realizado pela própria fórmula 1, e cada carro miniatura é “pilotado” por um membro da equipe, com um botão de disparo liberando o modelo quando cinco luzes se apagam, assim como, na largada de uma corrida de F1. Mas atenção, não basta ser só o carro mais rápido da pista, nesta modalidade as equipes, conhecidas como escuderia, são avaliadas também em apresentação verbal, criação da identidade, marketing, design do carro, engenharia, gestão de projetos, empreendedorismo e projetos sociais. Além disso, a escuderia precisa arrecadar fundos, realizar doações e conseguir o máximo de patrocinadores para viabilizar suas necessidades como uma empresa. É uma verdadeira corrida cheia de adrenalina e criatividade dentro e fora das pistas, e o sucesso depende de cada entrega, resultado e, principalmente, trabalho em equipe. 

Como você viu, independentemente da modalidade escolhida, o Sesi Escola oferece oportunidades únicas para os estudantes explorarem todo o seu potencial, descobrirem novos talentos e se apaixonarem pelo fascinante mundo da ciência e da tecnologia. É uma verdadeira aventura e experiência eletrizante que integra o aprendizado e a diversão. Ficou interessado em saber mais sobre a Educação Tecnológica do Sesi? Então, clique aqui agora mesmo e junte-se a nós nessa jornada incrível que prepara os jovens para o futuro!

Texto: Rayane Gazola | Jornalista

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555