Voltar

Estudantes do Sesi Escola MT competem em torneio regional de robótica no Distrito Federal

07/12/2023 - 11h31
young creators
Young Creators tem como integrantes estudantes do
Sesi Escola Várzea Grande. Fotos: Viviane Saggin

As equipes Young Creators e Brother Creators do Sesi Escola Mato Grosso estão prontas para enfrentar o Torneio Regional da FIRST LEGO League Challenge (FLL), nesta sexta-feira (8) e sábado (9), no Serviço Social da Indústria (Sesi) em Taguatinga, Distrito Federal. O objetivo é garantir uma cobiçada vaga no Festival Nacional Sesi de Robótica, que será realizado em março do ano que vem, na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília.

Vinte e uma equipes dos estados Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal e Roraima participarão desta etapa emocionante. O cobiçado Champion’s Award, que reconhece as equipes com o trabalho mais completo e as classifica para o nacional, é o prêmio de maior prestígio nesta categoria.

Além disso, há prêmios em jogo para todos os critérios de avaliação, incluindo desempenho do robô, design do robô, projeto de inovação e core values, que destacam os valores exercidos pelos estudantes durante a competição. Adicionalmente, premiações técnicas extraoficiais, definidas pela organização do torneio, tornam a competição ainda mais desafiadora.

O técnico de equipes, Carlos Juliani, expressa grande expectativa em relação ao desempenho das crianças. Ele destaca que as expectativas estão elevadas, impulsionadas por um misto de entusiasmo e dedicação. “A busca pelo conhecimento, a competitividade saudável e a aspiração por destaque se entrelaçam, moldando a determinação do grupo para alcançar o sucesso, que vai além de uma simples competição”.

Patrícia Lorêro, a técnica da Brother Creators, compartilha sua confiança inabalável no potencial dos participantes, ressaltando o valor significativo que este evento representa para todos envolvidos. Por sua vez, Robson Correa, técnico da Young Creators, expressa sua alegria em participar do regional. Ele destaca a meticulosa preparação da equipe, destacando a qualidade do projeto e o design do robô. "Estamos muito bem preparados e confiantes na excelência do nosso desempenho. Almejamos não apenas conquistar uma vaga, mas também aspiramos ao prestigioso troféu Champion.

Brother creators
Brother Creators é composta por estudantes do Sesi Cuiabá

Felipe Peres, 13, da equipe Brother Creators afirma que está otimista para o torneio e conseguir a vitória. “Além disso, espero fortalecer os laços entre equipes interestaduais e intermunicipais, contribuindo para a expansão da robótica em todo o Brasil. Aguardo ansioso pelo encontro das equipes novamente no nacional”.

Estreante na competição regional, Angelo Marquezi, 11, da Young Creators, diz que expectativa está alta, já que todos se dedicaram muito aos treinos e preparação. “Porém, se não se conseguirmos a vaga, tudo terá valido a pena. O que conta também é a experiência, já que é o primeiro torneio desta formação”.

Nos dias 14 e 15, será a vez das equipes mato-grossenses Young Inventors e BrotherHood disputarem vagas no torneio em Goiânia (GO), elevando ainda mais o nível de competição.

Confira os integrantes de cada equipe

Cuiabá

BrotherHood:Rafaela Rodrigues, Miguel Cassin, Lavínia Maciano, Giovanna Landim, Leonardo Borges, Júlia Silva, Kemilly Lopes, Ana Dias e Pedro Ferreira.

Brother Creators:Fabiana Pulchero, Milena Lima, Gabriel Moraes, Felipe Queiroz, Isadora Gonçalves, Ryan Wanderley, Felipe Peres e Ana Luísa Smaniotto.

Várzea Grande

Young Creators:Ângelo Piffer, Ana Clara Louveira, Gustavo Alcântara, Guilherme Mileski e Maisa Xavier, além dos traines Guilherme Zimmerman, Lucas Zimmerman, Maria Edith e Izabele.

Young Inventors:Carolina de Freitas, Alice Kallyta, Maria Fernanda Marcelino, Marina Kleim e Gisele Moraes, além dos traines Ana Helena, Maisa Almeida, Gabriel e Gabriella

fll
Evento tem como tema Masterpiece, para instigar os jovens
a pensarem em produtos e serviços no universo das artes

Público pode conhecer robôs e projetos inovadores

O evento é aberto à comunidade, que pode assistir às disputas e conhecer mais sobre os desafios de construção, programação e controle dos robôs, feitos com peças de LEGO. Além disso, as equipes – formadas por dois a 10 estudantes de 9 a 15 anos – também precisam desenvolver uma solução para um problema real dentro da temática da temporada. Acompanhe aqui.

A FLL, neste ano, vem com o tema Masterpiece, para instigar os jovens a pensarem em produtos e serviços dentro do universo das artes. Da solução para um problema atual à mesa onde os robôs precisam executar as missões, tudo vai respirar arte!

O desafio, que muda a cada ano, foi divulgado pela FIRST® no início de agosto e o Sesi fez o lançamento da temporada da robótica no Brasil em 18 de setembro.Entenda as missões do robô na temporada Masterpiece.

Desde então, os estudantes têm se dedicado aos projetos de inovação e aos robôs para se consagrarem vencedores em seus regionais e conseguirem uma vaga no torneio nacional de robótica que acontecerá em março, em Brasília (DF).

Texto: Viviane Saggin

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555