Voltar

Conheça os diferenciais inovadores que fazem do Sesi Escola a escolha perfeita para o desenvolvimento do seu filho

23/01/2024 - 14h41

Diferenciais Sesi EscolaProporcionar uma educação completa e diferenciada é o compromisso do Sesi Escola, onde os diferenciais vão além da sala de aula tradicional. Neste espaço de aprendizado, entendemos que preparar os estudantes para os desafios da vida vai além do domínio de conteúdos acadêmicos. Buscamos não apenas ensinar, mas cultivar e propor situações para que as habilidades essenciais que moldarão o futuro de seu filho sejam desenvolvidas.

Conheça a seguir os diferenciais que descomplicam na prática o conhecimento para o seu filho, promovendo não apenas o desenvolvimento intelectual, mas também socioemocional, empreendedor, tecnológico, musical, bilíngue, científico e artístico. No Sesi Escola, cada diferencial é cuidadosamente pensado para proporcionar uma jornada educacional enriquecedora e transformadora.

➡️ Educação Socioemocional: contribuir para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais dos estudantes é uma prioridade no Sesi Escola. Isso envolve ensinar o estudante a gerenciar seus próprios sentimentos e emoções, enfrentar desafios, cultivar relacionamentos interpessoais, lidar com conflitos internos quanto externos, desenvolver autonomia, promover o diálogo, tomar decisões conscientes, respeitar e valorizar a diversidade, além de estimular a tomada de decisões independentes. Para alcançar esses objetivos, as principais áreas enfatizadas tanto dentro quanto fora da sala de aula incluem autoconhecimento, autocontrole, resiliência, empatia, resolução de problemas e trabalho em equipe.

➡️ Educação Empreendedora: a Educação Empreendedora proporciona um ambiente propício para o reconhecimento e desenvolvimento de habilidades. Envolvendo os estudantes em projetos práticos e desafios interdisciplinares, ela desafia os alunos a criar, montar e gerenciar empresas fictícias experimentais, promovendo a aplicação prática do conhecimento adquirido. Os estudantes percorrem o caminho desde a visão estratégica, plano de negócio, nome da empresa até a construção dos produtos ao longo do ano. O resultado é apresentado em formato de feira do empreendedor, ou como nós carinhosamente chamamos por envolver várias áreas do conhecimento, Feira Steam. Esse processo não apenas consolida conceitos acadêmicos, mas também revela habilidades como resolução de problemas, trabalho em equipe e pensamento crítico - pilares fundamentais para o empreendedorismo.

➡️ Educação Tecnológica - Robótica e Maker: a Educação Tecnológica, aplicada por meio da robótica, oferece aos estudantes uma experiência enriquecedora, imergindo-os em um mundo de criatividade, inovação, tecnologia, solução de problemas, trabalho em equipe e diversão. É um componente curricular que impulsiona a inovação, pesquisa, pensamento computacional, letramento digital e criatividade, preparando os estudantes para os desafios da vida. ​Por estar intrinsecamente ligada à cultura maker, essa abordagem pedagógica ensina aos estudantes como utilizar materiais variados e ferramentas do dia a dia para criar soluções criativas e inovadoras, valorizando o protagonismo por meio da experimentação.

➡️ Musicalização: a música dá vida à escola, desde a Educação Infantil até o 9º ano, promovendo o desenvolvimento integral dos estudantes por meio da cultura. Ela os conecta com a diversidade de contextos culturais, sociais e humanos, ampliando a perspectiva sobre o mundo, o apreço pela estética, os gostos e a riqueza dos referenciais artísticos e culturais.

➡️ Ensino Bilíngue - Sesi Connection: imprescindível atualmente, o programa de ensino de língua inglesa do Sesi Escola é um grande diferencial na vida dos alunos da Educação Infantil a 1ª série do Ensino Médio. Com o Sesi Connection, programa de língua inglesa do Sesi Escola Mato Grosso, seu filho desenvolverá habilidades práticas da língua inglesa, englobando a fala, audição, leitura e escrita. Aqui, ele aprende inglês da mesma forma que aprende português. Além disso, seu filho será imerso em um ambiente inspirador, que o incentiva a se comunicar somente em inglês durante as aulas, além de ter acesso a outros conteúdos como books, programas de atividades, coleções, áudios e muito mais. Isso não só contribui para o desenvolvimento cognitivo, como também auxilia em atitudes positivas tanto para si mesmo quanto para o grupo. Os alunos que demonstrarem bons resultados em linguagens têm a chance de receber gratuitamente uma certificação INTERNACIONAL de proficiência em Língua Inglesa.

➡️ Metodologia STEAM: a metodologia STEAM, que combina Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, desempenha um papel fundamental no impulsionamento da criatividade e inovação dos nossos estudantes. Ao integrar diferentes disciplinas, ela incentiva abordagens interdisciplinares para os desafios, estimulando a conexão de ideias aparentemente díspares. Além disso, a abordagem STEAM envolve frequentemente projetos práticos, o que promove a aprendizagem ativa e a experimentação. Isso resulta em uma perspectiva mais holística e rica, que fomenta a criatividade ao encorajar a exploração de novas soluções. ​

➡️ Carga Horária Estendida: com o programa de Carga Horária Estendida, o aluno tem mais tempo para aprender e absorver os conteúdos propostos, reforçando essas competências com oficinas de leitura, escrita, problematização e cálculo matemático.​ Este reforço ajuda o estudante a compreender tópicos que ainda não entendeu, sanando suas dúvidas a respeito da disciplina e, assim, melhorando grandemente seu desempenho escolar.

➡️ Atividades Extracurriculares: as atividades extracurriculares têm como objetivo complementar as horas escolares, ajudando o aluno a desenvolver novas habilidades e conhecimentos em diferentes contextos em comparação à sala de aula. Essas atividades podem ajudar os estudantes a tornarem-se mais envolvidos com a escola, ajudando a aprimorar suas habilidades sociais e promovendo mais bem-estar. aprimorando suas habilidades sociais e promovendo mais bem-estar. Aqui no Sesi Escola, oferecemos opções para todas as aptidões: Orquestra, Futsal, Educação Tecnológica, Ballet e Jazz.

No Sesi Escola seu filho tem a oportunidade de interagir com profissionais experientes, participar de projetos desafiadores e vivenciar a inovação de forma prática. Aproveite que as matrículas estão abertas para o ano letivo de 2024 e garanta já a vaga do seu filho. Clique aqui agora mesmo, fale com a nossa equipe e confira a disponibilidade de vagas por turma e unidade. Não perca tempo, pois são as últimas vagas!

Texto: Rayane Gazola | Jornalista

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555