Voltar

SFiemt Summit: orgulho em pertencer, união e compromisso com a sustentabilidade

29/01/2024 - 11h51
Summit
Evento reuniu mais de 1500 colaboradores do Sistema Fiemt.
Foto: Eduardo Cardoso

"Orgulho em pertencer" era a frase estampada na camiseta de cada um dos mais de 1500 funcionários do Sistema Federação das Indústrias de Mato Grosso (Sistema Fiemt) que estiveram reunidos durante os dias 25 e 26 de janeiro no SFiemt Summit 2024, evento ecoeficiente e inclusivo que abordou temas como cultura organizacional, novas habilidades, saúde mental, diversidade e equidade e futuro das relações.

Mais do que uma expressão, a frase traduz um novo momento de integração entre os funcionários da instituição e reforça o compromisso do Sistema Fiemt na transformação de vidas e desenvolvimento do setor industrial. O evento foi realizado no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, que foi devidamente preparado para receber todos os convidados.


Além de reunir renomados palestrantes de várias partes do Brasil e de Portugal, a programação contemplou atividades culturais, lançamentos de campanhas e programas, anúncios de mudanças estruturais e expansão de atuação com novas unidades e um concurso de paródia que movimentou, com muito bom humor, dezenas de funcionários de inúmeras unidades do estado.

Summit
Todos os resíduos gerados foram coletados e reciclados,
Foto: Eduardo Cardoso



“Uma estrutura fantástica e um evento extremamente importante para ter dimensão do tamanho da nossa instituição e promover a integração com pessoas de outras unidades do estado”, avaliou Lucas dos Santos, engenheiro civil e instrutor de Mineração do Senai em Aripuanã que está no Sistema Fiemt há seis meses.

O evento também contou com a presença de presidentes e executivos de sindicatos industriais, além da diretoria e vice-presidentes da Fiemt e conselheiros do Sesi e Senai. Durante o Summit, todas as 23 unidades do Sistema Fiemt estiveram fechadas para os funcionários poderem ter uma imersão na programação que iniciou na segunda-feira (22) com o chamado Pré-Summit, que trouxe formação estratégia e exclusiva para as áreas técnicas do Sistema Fiemt.

“A soma dos esforços de cada funcionário do Sistema Fiemt é, sem dúvida, o nosso principal diferencial para promover a indústria de Mato Grosso. Preparamos o melhor evento da história para aqueles que atuam no dia a dia na linha de frente para o desenvolvimento do setor: é muito importante esse momento para definir estratégia e comemorar resultados”, afirma o presidente do Sistema Fiemt, Silvio Rangel.



Ecoeficiente, acessível e inclusivo

O Sistema Fiemt, signatário do pacto global, durante o Summit 2024, reafirmou seu compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) contemplando pelo menos oito deles durante a programação. Para minimizar o impacto ambiental gerado, após o evento, houve o descarte adequado de todos os resíduos orgânicos e recicláveis. Todo o material foi previamente coletado e separado em uma central de triagem instalada no local.

Todo o gás carbono gerado durante o evento, inclusive àquele proveniente do deslocamento dos palestrantes e participantes, foi devidamente compensado por meio da compra de créditos de carbono certificados REDD+, do Projeto desenvolvido na Fazenda Florestal Santa Maria, em Colniza. No total, foram gerados cerca de nove toneladas de carbono.

Para garantir a inclusão dos funcionários que possuem algum tipo de deficiência (PCDs), as palestras e apresentações do SFiemt Summit 2024 foram traduzidas, simultaneamente, por intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e por meio de audiodescrição.

Sfiemt

Texto: Eduardo Cardoso

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555