Voltar

Ensino Médio Sesi Escola: Interação e inovação marcam o primeiro dia do ano letivo

02/02/2024 - 14h52
volta às aulas

No primeiro dia de fevereiro, as unidades do Ensino Médio do Sesi Escola em Cuiabá e Várzea Grande foram palco de uma emocionante volta às aulas, marcada por interação, inovação e boas expectativas para o ano letivo de 2024. Com aproximadamente 400 alunos matriculados, as escolas se destacaram pela abordagem acolhedora que marcou o início do novo ciclo educacional.

Em Cuiabá, as atividades incluíram dinâmicas, apresentações das áreas e dos respectivos professores, assim como dos cursos técnicos e do funcionamento da metodologia de ensino.

Danilo Amaral Nunes, de 17 anos, aluno do 3º ano, destacou a importância do formato da acolhida. "A dinâmica do primeiro dia de aula é muito interessante, especialmente porque os alunos veteranos são os responsáveis por orientar os novos, pois conhecemos todas as regras e combinados da escola. Este é um dos diferenciais do Novo Ensino Médio."

"Fomos organizados em grupos por cores, uma iniciativa que nos permitiu conhecer novas pessoas. Participamos de dinâmicas rotativas nas salas, o que possibilitou uma interação valiosa com os professores e diferentes áreas do conhecimento. Achei as abordagens muito interativas", explica Camila Gonçalves Ferreira, 14 anos, aluno do 1º ano.

A interação entre os alunos foi evidenciada pela iniciativa de Luísa Arruda, de 16 anos, do 2º ano. "Foi uma experiência muito legal. Senti-me honrada em receber os novos alunos, assim como fui recebida no ano anterior. Na sala de linguagem, auxiliei a professora e foi gratificante observar meus colegas participando das dinâmicas que preparamos."

Os professores também compartilharam suas expectativas. Sônia Regina Falchetti, professora do Plano Pessoal de Estudos, expressou sua satisfação ao preparar o ambiente para receber os alunos. "Comecei minha jornada na escola no ensino fundamental e é emocionante acolher muitos dos meus alunos do 5º ano, agora no Ensino Médio."

Petra da Silva, professora de Inglês, enfatizou a importância da acolhida aos alunos, especialmente aos novos. "Integrar nossos alunos, especialmente os novos, desde o primeiro dia de aula é significativo. Durante o circuito dinâmico, percebemos que eles apreciam muito essa abordagem, especialmente aqueles mais reservados que tendem a se isolar."

volta às aulas

Caça ao tesouro estimula trabalho em equipe e socialização

Na unidade de Várzea Grande, a volta às aulas foi marcada por uma inovadora dinâmica de caça ao tesouro. Com o objetivo de estimular o trabalho em equipe e promover a socialização entre os alunos novos e veteranos, a atividade contou com 23 desafios variados.

Os alunos foram desafiados a transitar por todas as dependências do Senai, incluindo coordenação de cursos técnicos, salas de aula e até mesmo o Senai LAB. Além disso, tiveram a oportunidade de interagir com vários setores da unidade escolar, como psicologia, orientação escolar, coordenação e inspetoria.

Ao final da manhã, apenas um dos 23 grupos de alunos saiu com as premiações, mas todos os participantes saíram com a sensação de terem dado o seu melhor. “A dinâmica fortalece o espírito de equipe e deixa os estudantes animados e prontos para enfrentar os desafios que o ano letivo reserva”, afirmou a gerente da unidade, Luciana Brandão, ressaltando que com expectativas elevadas e uma abordagem centrada no aluno, a escola promete um ano letivo repleto de aprendizado, crescimento e conquistas.

Texto: Viviane Saggin

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555