Voltar

Sesi MT promove treinamento em evacuação e primeiros socorros nas unidades escolares

07/02/2024 - 15h13
evacuação

Em uma iniciativa conjunta, as unidades do Sesi Escola e a gerência de Saúde e Segurança do Trabalho do Sesi MT estão trabalhando juntas para garantir a segurança e o bem-estar da comunidade escolar. A parceria visa preparar alunos e profissionais para lidar com emergências.

Para a atividade de evacuação segura, comandada pelo instrutor Rodrigo de Melo, nos dias 06 e 07 de fevereiro, foram abordados os seguintes tópicos: Evacuação Eficiente: Os alunos e profissionais foram instruídos sobre como evacuar de forma rápida e organizada em caso de emergência. Isso inclui rotas de saída, pontos de encontro e procedimentos de contagem.

Simulações Realistas: O treinamento inclui simulações práticas para que os participantes possam aplicar seus conhecimentos em cenários realistas. Isso ajuda a reduzir o pânico e a aumentar a eficácia das respostas em situações reais.

Conscientização sobre Segurança: Além das habilidades práticas, os participantes também recebem informações sobre medidas preventivas, como prevenção de incêndios e cuidados com a segurança no ambiente escolar.

O treinamento tem um impacto significativo na comunidade escolar. Alunos, professores e demais colaboradores se sentem mais preparados e confiantes para enfrentar emergências, o que contribui para um ambiente mais seguro e resiliente.

evacuação

A pequena Maria Alice, 11 anos, aluna 7º ano da unidade de Cuiabá, aprovou a iniciativa. “Eu achei muito importante, a escola ensinar aos alunos, para que a gente saiba o que fazer em uma emergência e não sair no desespero. Eu aprendi muito sim, para não fazer errado na hora.”

Victor Hugo Lopes, 14 anos, 2º ano do Ensino Médio, destacou o conteúdo útil e interessante que faz refletir sobre a importância de estar preparado para uma emergência. “Me senti mais confiante e responsável. Acho que todos os alunos e funcionários da escola deveriam participar desse tipo de treinamento, pois nunca se sabe quando pode acontecer uma situação de perigo. Além disso, acho que essas habilidades podem ser usadas em outros lugares, como em casa ou na rua. Espero que nunca precisemos usar o que aprendemos, mas se precisarmos, estaremos prontos para agir.”

evacuação

Lei Lucas

Com base na Lei Lucas, que estabelece a obrigatoriedade de treinamento em primeiros socorros nas escolas, o programa ofereceu formações essenciais para a comunidade escolar. Os participantes aprendem a reconhecer sinais de emergência médica, como parada cardiorrespiratória, engasgamento e ferimentos, além de treinamento prático com manequim RCP (ressuscitação cardiopulmonar).

O gerente de Educação do Sesi MT, Fernando Pereira, enfatiza a importância dessas iniciativas. "Estamos comprometidos em garantir que nossa comunidade escolar esteja preparada para qualquer eventualidade. O treinamento em evacuação e primeiros socorros é fundamental para isso."

Texto: Viviane Saggin

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555