Voltar

Sesi e Senai MT enviam oito equipes para maior festival de robótica do Brasil

08/02/2024 - 11h26
Sesi e Senai MT enviam oito equipes para maior festival de robótica do Brasil
Torneio de Robótica Nacional 2023 - Foto: divulgação

A edição de 2024 do Torneio Sesi de Robótica, que ocorre de 28 de fevereiro a 2 de março, em Brasília, contará com a presença de três equipes do Serviço Social da Indústria de Mato Grosso (Sesi MT) e cinco do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai MT). O evento, realizado no pavilhão do Parque da Cidade, integra a programação do VI Festival Sesi de Educação.

Mais de 2 mil estudantes de todo o país participam da competição que classifica as melhores equipes para torneios internacionais. Entre eles, o World Championship, a copa do mundo de robótica que será realizada em abril, em Houston, nos Estados Unidos. Conheça os times e as categorias:

FLL – First LEGO League: Nesta modalidade, os participantes precisam construir um robô de LEGO que é programado para realizar uma série de missões na arena de competição, além de outros critérios de avaliação como design do robô, que envolve programação e conceitos de trabalho em equipe, respaldadas pelos valores e princípios da competição, além do projeto de inovação.

A representante de Mato Grosso é a Young Creators, do Sesi Escola Várzea Grande, que leva para a competição o projeto de inovação EJA Maker - um curso de robótica para os alunos de Educação de Jovens e Adultos.

Sesi e Senai MT enviam oito equipes para maior festival de robótica do Brasil
Torneio de Robótica Nacional 2023 - Foto: divulgação

FTC – First Tech Challenge: Desafia estudantes do ensino médio a projetar, programar e construir um robô que seja capaz de realizar tarefas em uma arena de competição. Para isso, a equipe trabalha com máquinas e circuitos, como engenheiros de verdade. Os robôs são construídos a partir de kits básicos permitidos, que também podem utilizar outros materiais como acrílico, MDF, impressoras 3D e peças de metal.

A equipe Dumonters, também do Sesi Várzea Grande, é a única representante do estado na competição pela modalidade. A temporada 2023/2024 da FTC, CenterStage vai celebrar o papel das habilidades STEAM desempenham nas artes e no design para a construção de um mundo de possibilidades infinitas.

FRC – FIRST Robotics Competition: conhecida como a olimpíada da robótica. A competição combina a adrenalina dos esportes com o rigor da ciência e da tecnologia numa arena com missões a cumprir com robôs semiautônomos de porte industrial, com até 55 kg e 1,5 metro de altura, construídos e comandados por estudantes.

O Senai MT envia neste ano cinco equipes para disputarem na categoria composta por alunos do ensino médio, com pelo menos 10 integrantes, com apoio de técnicos e mentores. Agrobot de Rondonópolis, Agrotech de Várzea Grande, Canintech de Sinop, TuiuTech e MTechde Cuiabá.

Sesi e Senai MT enviam oito equipes para maior festival de robótica do Brasil
Torneio de Robótica Nacional 2023 - Foto: divulgação

A temporada da FRC 2023-2024 tem como desafio: Crescendo. A novidade deste ano são as argolas, que vão representar notas musicais. Duas alianças de três equipes competem para pontuar ou tocar notas em três elementos diferentes. Elas devem amplificar alto-falante, subir ao palco, harmonizar e chamar atenção antes que o tempo acabe.

F1 – F1 in Schools: O programa envolve estudantes de escolas Sesi, com idades entre 9 e 19 anos. O desafio é reproduzir a realidade da Fórmula 1, idealizadora da competição, em que equipes criam e projetam um carro que vai competir em uma pista de corrida miniatura. Além disso, os estudantes precisam formar uma escuderia, buscar patrocínio e criar um projeto social.

Mato Grosso compete com a veterana Tucaré (Tucano + Jacaré). As inovações produzidas pela escuderia durante essa temporada foram presentes em todas as áreas: gestão de projetos, planejamento, comunicação. O projeto social tem como abjetivo promover cursos de educação financeira e marketing para povos indígenas da etnia Bakairi, na Aldeia Santana, em Nobres.

O evento é aberto ao público que pode visitar os estandes das equipes e ver os robôs e as competições de perto, além de participar de outras atividades como oficinas do Sesi Lab, Seminário Internacional de Educação, dentre outras ações educativas.

Serviço:

VI Festival Sesi de Educação

Ǫuando: 28, 29 de fevereiro e 1 e 2 de março de 2024

Onde: Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade – Brasília/DF

Texto: Amanda Simeone e Viviane Saggin

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555