Voltar

Equipes mato-grossenses estreiam com sucesso no Torneio Nacional de Robótica

29/02/2024 - 17h00
Young Creators  2024
Equipe Young Creators participou de rounds de teste,
enfrentou competição e passou por avaliação.
Foto: Mariana Dias

Demonstrando excelência em inovação e criatividade, as equipes do Serviço Social da Indústria (Sesi MT) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai MT) fizeram sua estreia nesta quinta-feira (29.02), em Brasília, no Torneio Nacional de Robótica do Festival Sesi de Educação. Os times competiram em quatro modalidades, deixando clara a sua habilidade e conhecimentos técnicos.

Na modalidade First LEGO League Challenge (FLLC), a equipe Young Creators do Sesi Escola Várzea Grande, participou de rounds de teste e enfrentou competição na mesa, além de ser em avaliados em sala pelos juízes: Design do Robô, Projeto de Pesquisa e Core Values. Os pequenos notáveis entrarão em ação com entusiasmo e determinação. Com seu robô meticulosamente projetado e programado, os jovens engenheiros demonstraram habilidades excepcionais em resolver desafios complexos e trabalhar em equipe.

tucaré
Tucaré também passou por avaliações e competição
na pista. Foto: Viviane Saggin

Na outra ponta do Centro de Exposições do Parque da Cidade, na modalidade First Tech Challenge (FTC), a Dumonters do Sesi Escola Várzea Grande, passou pela inspeção do robô Double Bis, rounds de testes na arena e sala de avaliação de engenharia, projetos sociais, marketing, mídias sociais, patrocínio e protótipos. Também enfrentou o primeiro round de competição. Com um robô ágil e preciso, os estudantes mostraram domínio técnico e estratégico, destacando-se entre os concorrentes.

Além disso, na modalidade F1 in Schools, aTucaré, do Sesi Escola Cuiabá, também passou pelas avaliações de empreendimento: marketing, mídia e patrocínio, além da competição na pista. Com sua abordagem inovadora e design aerodinâmico, a escuderia fez uma corrida de alta velocidade e precisão, demonstrando habilidades técnicas e criatividade e pensamento crítico.

Presente no evento, o gerente de Educação do Sesi MT, Fernando Pereira, ressalta que o torneio nacional é uma plataforma crucial para inspirar e capacitar jovens talentos em ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM). “As equipes representaram o estado com orgulho e demonstraram o potencial e o futuro brilhante da robótica em Mato Grosso. Com mais dias de competição pela frente, nossos jovens estão determinados a continuar elevando o padrão e deixando sua marca no cenário nacional”.

Agrotech
Agrotech do Senai Várzea Grande levou a robô Safra ao
limite nos treinos do primeiro dia. - Foto: CNI

FRC: partidas testes

O segundo dia do Torneio Sesi de Robótica foi marcado por inspeções, avaliações e partidas testes para as equipes que competem na modalidade First Robotics Competition (FRC). A disputa nacional combina tecnologia, engenharia, inovação, criatividade e trabalho em equipe.

Os representantes do estado na modalidade FRC, Agrobot de Rondonópolis, Agrotech de Várzea Grande, Canintech de Sinop,do Senai MT em parceria com a Seduc-MT, e os times formados por estudantes Sesi Escola Cuiabá e Senai Porto: TuiuTech e MTech puderam avaliar as funcionalidades dos robôs em quatro partidas cada.

A temporada de 2023-2024 desta modalidade, denominada CRESCENDO, traz o desafio das argolas que representam notas musicais. Esses elementos devem ser lançados ou colocados em caixas de som. Durante os 2m15s seguintes os pilotos controlam os robôs que coletam notas de músicos humanos na fonte e as tocam em seu amplificador e alto-falante.

torneio robótica brasilia 2024
Robô da equipe Agrobot de Rondonópolis - Foto: CNI

A categoria mais avançada envolve alunos do ensino médio, que constroem e programam robôs de porte industrial, que chegam a 56 kg e têm 1,2 metro de altura, para também realizar tarefas em uma arena. O delegado técnico de Mato Grosso da FRC, Diego Santos, pontua a evolução dos times mato-grossenses e o entusiasmo das estreantes na competição nacional.

“Os times veteranos estão conseguindo entregar um desempenho superior à edição passada por já conhecerem o jogo, o desafio, já saber como funciona a dinâmica de preparação, de projeto, de fabricação, de montagem, de teste. Esse ano a gente conseguiu reunir os times em um amistoso na Escola do Senai de Várzea Grande, onde eles puderam testar e calibrar os robôs, verificar o que precisava ser melhorado. Então os times que estavam iniciando agora puderam aprender muito devido a esse processo. Além do suporte que os veteranos puderam dar para os estrantes. Então todos os times vieram trabalhando em conjunto, em sintonia, desde o momento inicial até aqui na competição. O entusiasmo com a competição está altissímo”, reforça Diego.

Vagas para o mundial

FESTIVAL 2024 SESI ROBÓTICA
Abertura do Torneio Sesi de Robótica - Foto: CNI

Os vencedores do VI Torneio Sesi de Robótica se classificam para o mundial que acontece em Houston, nos Estados Unidos, em abril.O Brasil terá o maior número de vagas desde que começou a participar da competição. São 12 no total: 3 de FLL, 3 de FTC, 4 FRC e mais 2 vagas garantidas de FRC das equipes que ganharam o prêmio de Engenharia no mundial do ano passado (o prêmio dá direito à vaga no ano seguinte, com patrocínio da Nasa).

No ano passado, foram 10 vagas, sendo uma delas ocupada pela equipe mato-grossense, Agrobot de Rondonópolis, que foi campeã na modalidade FRC no Torneio Nacional em aliança com os times Senai Megazord, do Sesi Senai Jundiaí (SP) e Under Control, do Colégio Marista Pio XII de Novo Hamburgo (RS), o que mostra que os estudantes vêm ganhando projeção internacional na competição.

Texto: Amanda Simenone e Viviane Saggin

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555