Voltar

Conhecimentos prévios: Sesi MT realiza avaliação diagnóstica de aprendizagem

12/03/2024 - 16h41
avaliação
Aproximadamente 340 alunos devem participar da​​​​​ação
que teve início no dia 04 e segue até 24 de março

O Sesi MT está realizando a Avaliação Diagnóstica 2024, direcionada aos estudantes do 6° ano do Ensino Fundamental e 1ª série do Ensino Médio das unidades do Sesi Escola de Cuiabá e Várzea Grande. Aproximadamente 340 alunos devem participar da ação que teve início no dia 04 e segue até o dia 22 de março.

O objetivo é, a partir do resultado, estabelecer um planejamento docente preciso e eficaz, visando identificar os conhecimentos consolidados pelos alunos no início do ano letivo e utilizando esses dados para promover um ambiente de aprendizagem mais produtivo. A ideia é que este instrumento de gestão pedagógica seja utilizado de forma preventiva, permitindo que o professor faça, quanto antes, as alterações necessárias em seu plano de aulas.

A prática é comparável a um Raio-X educacional, fornecendo insights valiosos sobre quais conteúdos do currículo necessitam de maior atenção e reforço. Ela reflete os níveis de conhecimento demonstrados pelos estudantes, dando uma visão abrangente das habilidades e conhecimentos prévios que os alunos trazem consigo para a sala de aula.

Luciana Lima, coordenadora de Educação do Sesi MT, explica que se trata de uma ferramenta essencial para entender as necessidades individuais dos alunos e para que a escola direcione esforços pedagógicos de maneira mais eficaz.

avalia sesi
A ferramenta é essencial para entender as necessidades
individuais dos alunos. Fotos: Divulgação

“Por meio dela, podemos identificar não apenas as lacunas de conhecimento, mas também as habilidades e competências que cada estudante já possui, permitindo-nos desenvolver estratégias de ensino mais personalizadas e inclusivas. Estamos comprometidos em utilizar os resultados desta avaliação para garantir que todos os nossos alunos tenham acesso a uma educação de qualidade e alcancem todo o seu potencial acadêmico."

Para Fernando Pereira, gerente de Educação do Sesi MT, a avaliação é fundamental para o aprimoramento contínuo das práticas pedagógicas. “Por meio dela, podemos identificar as áreas em que nossos alunos apresentam dificuldades e desenvolver planos de ação específicos para superá-las”.

Livia Lebelein - 10 anos, estudante do 6º ano, compartilhou sua perspectiva sobre o Avalia Sesi 2024, descrevendo-a como uma prova desafiadora, porém esclarecedora. Ela expressou que algumas questões a deixaram um pouco presa, mas encontrou uma estratégia para otimizar seu tempo. "Para eu não perder minhas duas horas, comecei a pular essa questão, e no final, como tinha sobrado ainda algum tempo, resolvi terminar", disse. Ela destacou que, apesar do desafio, a prova foi clara em seu conteúdo.

Jonathan Rodrigues, 10 anos, enfatiza que a ferramenta é crucial para entender e resolver os desafios enfrentados pelos alunos e salas de aula. “É muito importante para os professores e a coordenação escolar, para melhorar o ensino e a nossa aprendizagem”.

Texto: Viviane Saggin

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555