Voltar

Senai MT inaugura Instituto de Tecnologia em Cuiabá

25/09/2020 - 15h01

O Instituto Senai de Tecnologia de Mato Grosso, o maior complexo tecnológico do estado, foi inaugurado nesta sexta-feira (25/09), em Cuiabá. O empreendimento será um parceiro das empresas no processo de transferência de tecnologia industriais, inovação e consultorias que resultem na melhoria da produtividade e competitividade no mercado. Ao todo, foram investidos mais de R$ 20 milhões em mais de 6 mil m² na sede, localizada na Avenida Getúlio Vargas, em Cuiabá.

O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga, ressaltou a parceria com o estado para fortalecer o setor. “Inaugurar um Instituto Senai é fruto da visão moderna, empreendedora e de quem enxerga as necessidades da indústria em inovar e desenvolver tecnologia através de pesquisas”, destacou.

Conforme destacou o diretor-geral do Senai, Rafael Lucchesi, a unidade passa a integrar a maior infraestrutura para pesquisa aplicada no país. “Há um enorme acirramento da competição internacional onde, cada vez mais, tecnologia e inovação é o signo do sucesso da capacidade de um país criar vantagens competitivas. O Instituto é o irmão mais novo de uma infraestrutura feita para apoiar a vitória da indústria brasileira”.

Crédito: Chico Ferreira

Com o Instituto Senai de Tecnologia, as indústrias poderão realizar consultorias especializadas, ensaios laboratoriais, serviços metrológicos, desenvolvimento de produtos e pesquisa. O Instituto também auxilia no processo de transformação digital e inserção na era da indústria 4.0.

“O Instituto pode apoiar os empresários a vencer tantas dificuldades, avançar tecnologicamente e a criar muita inovação e tecnologia mato-grossense para exportar para o Brasil e para o mundo”, destacou o presidente do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt), Gustavo de Oliveira.

Serviços laboratoriais e consultorias

A sede do Instituto Senai de Tecnologia disponibiliza ao setor produtivo mato-grossense modernos laboratórios de Microbiologia, Biotecnologia, Físico-química, Cerâmica, Construção Civil e Normas e Desempenho. A equipe, composta por mais de 40 consultores altamente especializados em diferentes áreas industriais, é capaz de atender segmentos como Alimentos, Bebidas, Meio Ambiente, Construção Civil, Grãos, Efluentes, Água.

Crédito: Chico Ferreira
Crédito: Chico Ferreira

O Instituto atua, também com diversas consultorias como Processos Produtivos Industriais (Lean), Boas Práticas de Fabricação, Normas e Legislação Industrial, Meio Ambiente Industrial, Utilidades Industriais, Eficiência e Soluções Energéticas, Controle de Qualidade Laboratorial e Industrial.

Além de transferência de tecnologia, o Instituto apoiará as indústrias interessadas em desenvolver produtos, processos ou serviços inovadores, além de auxiliar no processo de exportação e internacionalização. A área de inovação também beneficiará Startups e empresas que buscam escalabilidade.

Tech Hub - O Instituto Senai de Tecnologia contará com o espaço Tech Hub, que traz um conceito inovador de ambientes de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. O objetivo é criar condições produtivas, legais, tributárias e ambientais para atrair investimento que subsidie o desenvolvimento de tecnologia e inovação para o futuro da indústria.

Para isso, o Tech Hub vai conectar vários atores do ecossistema de inovação do estado de Mato Grosso como empresas âncoras, parcerias, startups, empreendedores individuais e entes da comunidade interessados em inovar.

De acordo com a diretora regional do Senai MT, Lélia Brun, esse empreendimento foi idealizado para cumprir a missão da instituição, que é promover a inovação, transferir tecnologias industriais e contribuir para elevar a competitividade do setor. “O Instituto tem o compromisso de fortalecer as indústrias do estado, apoiando na transição para um novo modelo mais eficiente, sustentável e que atenda as novas exigências do mercado global”.

Crédito: Chico Ferreira

Atuação em Rede - A unidade de Mato Grosso integra a Rede Senai de Institutos de Tecnologia e Inovação, que conta com mais de 60 institutos em todo o Brasil. A extensa capilaridade da Rede Senai integra cerca de 1.200 especialistas e consultores altamente qualificados, o que permite desenvolver soluções de tecnologia e de inovação para qualquer segmento industrial.

“Atuamos em parceria com essa ampla rede complementar, capaz de entregar soluções para melhorar os processos produtivos, aumentar a eficiência, qualidade, ter ganho de produtividade e, consequentemente, ajudar a sua indústria a ter maior lucratividade”, finalizou a diretora Lélia.

Confira a galeria de fotos.

Assista a cerimônia de inauguração aqui.

Texto: Helize Vieira - Assessora de Imprensa do Senai MT

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555