Presidente da Fiemt busca novas oportunidades comerciais com a Coreia do Sul para a indústria de Mato Grosso
O presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Silvio Rangel, realizou uma visita à embaixada do Brasil na Coreia do Sul em busca de estreitar laços e buscar novas oportunidades para a indústria do estado. Recebido pela embaixadora Márcia Donner, Rangel destacou o potencial de Mato Grosso como um importante fornecedor brasileiros para o mercado sul-coreano.
Com a Coreia do Sul representando uma das maiores economias do continente asiático e líder em tecnologia, a visita foi marcada por discussões sobre a expansão da pauta de exportações de Mato Grosso. Atualmente, o estado é o terceiro maior fornecedor brasileiro de produtos para a Coreia do Sul, com destaque para o milho em grão. No entanto, a Fiemt enxerga oportunidades significativas para diversificar essa relação comercial, especialmente na área da agroindústria.
Entre os produtos identificados como potenciais para exportação estão o farelo de soja, etanol, couro, carnes de aves e açúcar. “Hoje exportamos commodities, mas Mato Grosso já começa a enviar também produtos industriais e podemos ampliar esse relacionamento comercial”, explicou.
A embaixadora se colocou à disposição para ajudar a promover esse relacionamento entre Mato Grosso e Coreia e sugeriu uma missão comercial com empresários mato-grossenses ao país. “Existem amplas possibilidades e interesses em sinergia entre o Brasil e a Coreia e com Mato Grosso eu vejo que há muitas áreas em potencial para resultados relativamente rápidos. Uma delas é na exportação de produtos com maior valor agregado da agroindústria, além de outros temas”, afirmou a embaixadora.
O presidente da Fiemt e o Superintendente do Sesi MT, Alexandre Serafim, estão em missão oficial na Coreia do Sul para importar equipamentos de alta tecnologia e inovação para o maior centro de treinamento de saúde e segurança do trabalho do Brasil, o Sesi Experience.
Também fazem parte da deleção o gerente de Internacionalização do Sistema Fiemt, Alexandre Glauco, o gerente de Engenharia e Obras, José Maria Ribeiro, a gerente Corporativa de Comunicação Institucional, Ana Rosa Fagundes, e Guilherme Ribeiro, supervisor de Supervisor de Atendimentos Móveis da Gerência de Saúde e Segurança no Trabalho do Sesi MT.
Texto e fotos: Ana Rosa Fagundes