Conhecimentos prévios: Sesi MT realiza avaliação diagnóstica de aprendizagem
O Sesi MT está realizando a Avaliação Diagnóstica 2024, direcionada aos estudantes do 6° ano do Ensino Fundamental e 1ª série do Ensino Médio das unidades do Sesi Escola de Cuiabá e Várzea Grande. Aproximadamente 340 alunos devem participar da ação que teve início no dia 04 e segue até o dia 22 de março.
O objetivo é, a partir do resultado, estabelecer um planejamento docente preciso e eficaz, visando identificar os conhecimentos consolidados pelos alunos no início do ano letivo e utilizando esses dados para promover um ambiente de aprendizagem mais produtivo. A ideia é que este instrumento de gestão pedagógica seja utilizado de forma preventiva, permitindo que o professor faça, quanto antes, as alterações necessárias em seu plano de aulas.
A prática é comparável a um Raio-X educacional, fornecendo insights valiosos sobre quais conteúdos do currículo necessitam de maior atenção e reforço. Ela reflete os níveis de conhecimento demonstrados pelos estudantes, dando uma visão abrangente das habilidades e conhecimentos prévios que os alunos trazem consigo para a sala de aula.
Luciana Lima, coordenadora de Educação do Sesi MT, explica que se trata de uma ferramenta essencial para entender as necessidades individuais dos alunos e para que a escola direcione esforços pedagógicos de maneira mais eficaz.
“Por meio dela, podemos identificar não apenas as lacunas de conhecimento, mas também as habilidades e competências que cada estudante já possui, permitindo-nos desenvolver estratégias de ensino mais personalizadas e inclusivas. Estamos comprometidos em utilizar os resultados desta avaliação para garantir que todos os nossos alunos tenham acesso a uma educação de qualidade e alcancem todo o seu potencial acadêmico."
Para Fernando Pereira, gerente de Educação do Sesi MT, a avaliação é fundamental para o aprimoramento contínuo das práticas pedagógicas. “Por meio dela, podemos identificar as áreas em que nossos alunos apresentam dificuldades e desenvolver planos de ação específicos para superá-las”.
Livia Lebelein - 10 anos, estudante do 6º ano, compartilhou sua perspectiva sobre o Avalia Sesi 2024, descrevendo-a como uma prova desafiadora, porém esclarecedora. Ela expressou que algumas questões a deixaram um pouco presa, mas encontrou uma estratégia para otimizar seu tempo. "Para eu não perder minhas duas horas, comecei a pular essa questão, e no final, como tinha sobrado ainda algum tempo, resolvi terminar", disse. Ela destacou que, apesar do desafio, a prova foi clara em seu conteúdo.
Jonathan Rodrigues, 10 anos, enfatiza que a ferramenta é crucial para entender e resolver os desafios enfrentados pelos alunos e salas de aula. “É muito importante para os professores e a coordenação escolar, para melhorar o ensino e a nossa aprendizagem”.
Texto: Viviane Saggin