Voltar

Tecnologia e carreira integram aulas do novo Ensino Médio

14/03/2019 - 10h48

“Antes eu ficava uma hora em sala e já cansava, agora nem vejo o tempo passar”. A afirmação é de Sophia Alvarenga de Matos, 15 anos, que está cursando o primeiro ano do novo Ensino Médio Integrado. Ela escolheu o curso de Redes de Computadores do Sesi Senai Cuiabá e, nesta semana, conheceu um pouco mais sobre a área em que pretende atuar ao ter contato com diversos cases de sucesso em tecnologia.

A ação foi promovida pela Faculdade de Tecnologia - Fatec Senai, com objetivo de estimular nos jovens o interesse pela carreira. “Eles nos deram uma ideia do que a gente vai aprender. Vejo que estou aprendendo muito mais do que no ensino tradicional, as aulas não cansam”.

Além de motivar a continuidade nos estudos, o bate-papo realizado nesta quinta-feira (14) serve para apresentar possibilidades a quem deseja seguir carreira na área de informática. “Eles explicaram vários caminhos que podemos seguir e eu me identifiquei com alguns deles. Achei muito bom conhecer pessoas que estão no mercado, saber como é a profissão e os passos que a gente deve seguir”, pontuou João Vitor de Oliveira Arruda, de 15 anos.

Saiba mais

O novo Ensino Médio prevê jornada dupla, com aulas do ensino regular simultâneas ao ensino técnico profissional, o que permitirá aos jovens iniciarem a vida profissional mais cedo. A metodologia é ativa, uma mescla entre Ensino a Distância e presencial em que o aluno aprende em casa e tira dúvidas ou aprofunda o tema em sala. Os projetos de aprendizagem, bem como a resolução de problemas e desafios, permitem que o aluno seja, de fato, protagonista.

O pioneirismo do Sesi e do Senai na implantação do Novo Ensino Médio deve contribuir para aumentar o número de técnicos profissionais no mercado de trabalho nos próximos anos, pois, atualmente, menos de 10% dos estudantes brasileiros se dedicam à formação técnica, segundo dados do próprio Sesi.

Informações pelo 0800 777 9737.

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555