Voltar

Sua empresa sabe gerir dados de Saúde e Segurança do Trabalho para o eSocial?

07/03/2019 - 15h59

A manhã desta quinta-feira (07) foi marcada pelo bate-papo sobre os impactos do eSocial na Saúde e Segurança dos trabalhadores. São inúmeras dúvidas que cercam a temática, sendo que faltam apenas três meses para a transmissão dos dados à plataforma do governo federal. Além disso, erros de informação ou números desassociados poderão render multas pesadas aos empregadores.

Para esclarecer as informações e ouvir dúvidas e questionamentos, o Sesi Mato Grosso reuniu representantes de várias empresas do estado, contadores e profissionais de Recursos Humanos. O tema foi conduzido pelo especialista em SST, Roberto Buda Neto.

Segundo ele, o grande dificultador da resolução é a má gestão da informação e da qualidade da comunicação. “Nenhuma empresa está preparada para mandar os arquivos. Este é o grande momento da gente rever o que é a Saúde e Segurança do Trabalho. Não se trata apenas de preencher planilhas, por trás disso está a prática destas ações, que é muito mais complicado”, explicou.

Ele citou como exemplo o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI). “Vamos dizer que a gente vá entregar um EPI ao funcionário. Para isso, eu preciso ter um treinamento e, antes disso, um programa de instrução sobre aquele EPI e, antes ainda, um Programa de Riscos Ambientais em âmbito geral. Este é apenas um item da lista de ações. O problema é que os empregadores estão achando que é algo simples, que é um caminho mais curto”, alerta.

O evento mostrou que a prática não é burocrática, mas sistemática, e que o momento exigirá preparação e método para organizar e unir esses dados. “O eSocial não vai trazer novidades, mas garantir que se cumpra o que já estava determinado. Com as ferramentas certas, o resultado será mais efetivo”, disse a enfermeira do trabalho do Sesi MT, Gabriela Laurito.

A partir das dúvidas e necessidades apresentadas pelos profissionais que participaram do evento, a instituição lançará no dia 14 de março a plataforma Sesi Viva Mais. “Nosso objetivo é solucionar as dificuldades e apoiar as empresas nesta fase de mudança. A plataforma Sesi Viva Mais centraliza em um único ambiente virtual, a gestão dos indicadores de saúde e segurança do trabalhador, sendo integrada ao eSocial”, afirmou o gerente de Saúde e Segurança do Sesi MT, Valdir Pereira,

De acordo com o técnico de Segurança do Trabalho da Silbas Alimentos, José Corrêa do Nascimento, o evento trouxe várias informações complementares. “Estamos nos preparando, estudando e entendendo as mudanças para poder ajudar os contadores neste trabalho. Com o apoio do Sesi e as ferramentas disponíveis certamente esse trabalho será mais fácil”.

Também participaram do debate o ergonomista, Antônio Carlos e o engenheiro de Segurança Paulo Camacho, ambos do Sesi MT.

Galeria de Fotos

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555