Voltar

Novo Ensino Médio é realidade nas escolas do Sesi e Senai de Mato Grosso

22/02/2019 - 17h11

O Sesi MT e o Senai MT saíram na vanguarda no projeto piloto do Novo Ensino Médio. São quatro turmas, totalizando 162 estudantes, nas áreas de energia com o curso de Eletrotécnica no Sesi Senai VG e na área de Tecnologia da informação com o curso Redes de Computadores no Sesi Senai Cuiabá. As aulas do ensino regular ocorrem simultaneamente com o ensino técnico profissional, o que permitirá aos jovens iniciarem a vida profissional mais cedo.

Entre as novidades da oferta está o trabalho feito por áreas de conhecimento e não por disciplinas, além da flexibilidade que permite fazer escolhas nos itinerários das escolas. A metodologia ativa, com a sala de aula invertida (uma mescla entre Ensino a Distância e presencial em que o aluno aprende em casa e tira dúvidas ou aprofunda o tema em sala), os projetos de aprendizagem, bem como a resolução de problemas e desafios, permitem que o aluno seja, de fato, protagonista.

“No primeiro mês de aula já é visível a transformação dos estudantes, a participação dos pais e a aplicação dos conhecimentos de forma natural. Temos uma escola muito mais atrativa e estudantes realmente engajados”, explica a Coordenadora Regional de Educação Básica do Sesi MT, Cíntia Silva.

O pioneirismo do Sesi e do Senai na implantação do Novo Ensino Médio deve contribuir para aumentar o número de técnicos profissionais no mercado de trabalho nos próximos anos já que, menos de 10% dos estudantes brasileiros se dedicam à formação técnica, segundo dados do próprio Sesi. “A média dos países desenvolvidos é acima de 50%”, lembra diretor-geral do Sesi, Rafael Lucchesi.

O que é o Novo Ensino Médio?

A Lei nº 13.415/2017 alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e estabeleceu uma mudança na estrutura do ensino médio, ampliando o tempo mínimo do estudante na escola de 800 horas para 1.000 horas anuais (até 2022) e definindo uma nova organização curricular, mais flexível, que contemple uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a oferta de diferentes possibilidades de escolhas aos estudantes, os itinerários formativos, com foco nas áreas de conhecimento e na formação técnica e profissional. A mudança tem como objetivos garantir a oferta de educação de qualidade à todos os jovens brasileiros e de aproximar as escolas à realidade dos estudantes de hoje, considerando as novas demandas e complexidades do mundo do trabalho e da vida em sociedade.

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555