Voltar

Fiemt implanta medidas de prevenção à Covid-19

16/03/2020 - 16h32

Frente à possibilidade de aumento de casos de contaminação pelo coronavírus, causador da Covid-19, nos próximos dias, o Sistema Federação das Indústrias de Mato Grosso (Sistema Fiemt) adiou a realização dos principais eventos previstos para as próximas semanas, incluindo o Multiação, que ocorreria em 04 de abril. A instituição implantou um comitê de gerenciamento de crise para monitoramento permanente da situação.

Entre as determinações do comitê, está o apoio da Fiemt às indústrias que estão enfrentando prejuízos financeiros e operacionais por conta da disseminação mundial do vírus. “Uma das frentes de trabalho consiste em definir e executar ações que visando dar suporte aos prejuízos financeiros e operacionais que as indústrias já começam a perceber por conta da crise, que é mundial. Já temos notícia do cancelamento de diversos embarques de madeira, tanto para outros estados quanto para o exterior. Algumas empresas sequer vão conseguir faturar qualquer pedido nesta semana”, comenta o presidente da Fiemt, Gustavo de Oliveira.

Ao menos uma empresa do setor de base florestal já definiu pela concessão de férias coletivas à equipe, em função da baixa nas atividades, e vai sugerir que os colaboradores fiquem em casa.

A Fiemt vai preparar uma série de materiais de apoio às indústrias, além de seguir as recomendações do Ministério da Saúde e também do Governo do Estado no que diz respeito à suspensão de eventos com aglomeração de pessoas, reforço de medidas de higiene no local de trabalho, recomendações constantes às equipes, priorização de reuniões por meios digitais e não presenciais, cancelamento de viagens internacionais e interestaduais e redução de movimentações intermunicipais.

Como ainda não foram confirmados casos da doença em Mato Grosso, em um primeiro momento não havia decisão de suspender as aulas no Sesi Escola. Porém, após decreto do Governo do Estado determinando a suspensão na rede pública de ensino de 23 de março a 05 de abril, a instituição decidiu adotar a mesma estratégia. Portanto, alunos do Sesi Escola não terão aulas durante o mesmo período da rede pública, como antecipação de férias, de modo a potencializar o movimento de redução da aglormeração de pessoas.

“Estamos agindo de acordo com as melhores práticas, produzindo e disseminando informações comprovadas, buscando ações efetivas, sem pânico, e trabalhando em várias frentes para a preservação da saúde das pessoas e também do equilíbrio financeiro das indústrias, para evitarmos o agravamento da crise”, afirma o presidente. “Se essa situação perdurar e não houver medidas de alívio econômico, os empregos começam a ficar em risco. Não podemos permitir que isso aconteça”, finaliza.

(Texto atualizado às 17h35 de 16/03/2020, após a decisão de suspender as aulas no Sesi Escola)

Assista ao vídeo:

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555