Voltar

Sesi MT antecipa vacinação contra influenza

19/03/2020 - 10h03

Anualmente, a gripe afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Seus impactos vão desde a diminuição na qualidade de vida dos cidadãos até o desenvolvimento de doenças mais severas. Pensando nisso, o Sesi MT antecipou a campanha de vacinação contra o vírus da Influenza (H1N1) para as indústrias mato-grossenses.

Para os trabalhadores do SFIEMT e dependentes a vacinação estará disponível nesta sexta-feira (20.03). Já para as indústrias o gesto vacinal tem início no sábado (21) por meio de agendamento. Para dar agilidade e comodidade aos trabalhadores, acima de 10 doses a equipe do Sesi vai até à empresa efetuar a vacinação.

A composição da vacina contra a gripe é atualizada a cada ano, de acordo com os vírus circulantes, para garantir a eficácia do produto. A resolução, segundo a Anvisa, está de acordo com as recomendações da Organização Mundial da Saúde para o Hemisfério Sul. “O Sesi oferece aos trabalhadores a vacina quadrivalente (com quadro cepas) monodose”, destaca a coordenadora de Saúde e Segurança do Sesi, Adriana Reis.

Ela informa que em um esforço conjunto na batalha contra a covid-19, doença causada pelo coronavírus (SARS-CoV-2), a imunização contra a gripe, que costuma ser feita no início de abril, foi antecipada. “A vacina disponível atualmente não protege contra este novo vírus, mas, com as pessoas imunizadas contra o vírus da gripe comum, fica mais fácil identificar novos casos suspeitos da doença respiratória provocada pelo coronavírus”.

A estratégia ajuda no diagnóstico do covid-19, porque os sintomas das duas doenças são parecidos. “A vacinação do Sesi contra H1N1 permitirá a proteção da população que não está sendo contemplada pela Campanha de Vacinação Nacional do governo federal, garantindo proteção ao individuo e a comunidade”.

Benefícios

O médico do trabalho do Sesi MT, Drº Ediney Espínola, ressalta a importância da imunização. Segundo o especialista, estudos mostram que o imunizante oferece uma boa proteção contra o vírus influenza e, muitas vezes, evita complicações nos grupos mais vulneráveis.

Entre os benefícios da vacinação, o médico destaca a prevenção de doenças relacionadas diretamente às condições e ao ambiente de trabalho e melhoria da imunidade coletiva, contribuindo para a saúde da comunidade. “Também reduzimos os afastamentos e atestados de trabalhadores motivados pela gripe e suas complicações, além da redução de custos assistenciais com plano de saúde”.

Espínola lembra ainda que, de forma geral, não existem contraindicações para realizar a vacinação. Mas devem-se observar casos como gestantes com parecer médico contrário e pessoas com imunodepressão, natural ou medicamentosa, devem receber orientações específicas do próprio médico. A idade mínima para atendimento no Sesi é de três anos.

As indústrias interessadas na adesão devem entrar em contato pelo telefone – 0800 642 1600.

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555