Voltar

Artista Rafael Jonnier e Sesi MT disponibilizam ilustrações para colorir

26/05/2020 - 08h40

Com o objetivo de unir a família e aproximar as pessoas da arte regional, durante o período de isolamento, o Sesi Mato Grosso e o artista plástico cacerense Rafael Jonnier disponibilizaram ao público ilustrações para colorir. Os desenhos de importantes obras do artista podem ser baixados gratuitamente - Clique Aqui.

A ideia é movimentar o espaço da arte e estimular o contato de crianças e adultos com o traço, o desenho e a pintura.

De acordo com Jonnier, as obras disponíveis (Espírito Santo, Pescador de Sonhos e Roça) dizem muito sobre a sua própria trajetória de vida. Elas, assim como todos os seus trabalhos em tela ou grafite, são repletas de ludicidade com algumas representações figurativas que trazem informações de pertencimento e identidade com a região onde nasceu.

“A expressão artística é de extrema importância em nossas vidas, principalmente em momentos de reclusão e de distanciamento social, como o que estamos vivendo. A arte ajuda a desenvolver o lado criativo, a paz interior – que costumo dizer que é o contato direto com o Criador”, declara o artista.

Nascido em Cáceres (MT), ele fez seu nome produzindo personagens icônicos, tais como o Pescador de Sonhos e a Princesinha do Rio. Em 2018, consagrou carreira internacional com sua exposição solo “Origins” tendo como inspiração Amsterdam.

Semana da Indústria

A ação faz parte da programação da Semana da Indústria, que ocorre até quinta-feira (28.05). Uma realização do Sistema da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (SFiemt), o evento reúne especialistas e pesquisadores, como o escritor e professor Augusto Cury, a presidente da Falconi Brasil, Viviane Martins, e o pesquisador e presidente do Instituto Locomotiva, Renato Meirelles.

Na abertura da Semana, no domingo (24.05), Jonnier realizou, simultaneamente ao concerto da Orquestra Sesi MT, uma performance artística, concebendo uma tela de 1,5m x 2m, inspirada na indústria e na força do trabalhador. Para isso, utilizou técnicas e materiais diversos com spray, tinta acrílica e pincel. (Confira galeria Aqui)

“A intenção foi retratar esse momento pelo qual estamos passando, com muita esperança, nas figuras dos meus principais personagens, o pescador de sonhos e a princesinha do rio, mesclando o universo da música, que é tão importante para nós, o futuro, a tecnologia, as pessoas, os trabalhadores e, principalmente, a espiritualidade”, pontuou.

Jonnier destacou que a experiência de pintar simultaneamente à uma apresentação de orquestra foi a realização de um sonho. “Não consigo pintar sem ouvir música – ela me leva à outra dimensão, auxiliando no processo criativo. Geralmente, eu produzo uma obra ouvindo música, mas hoje dispensei meus fones de ouvido, obviamente, para apreciar este lindo concerto”, finalizou.

Para o presidente do SFiemt e diretor regional do Sesi MT, Gustavo de Oliveira, desenhar e pintar estimulam o lado criativo, instiga a curiosidade, exercita as habilidades manuais e aprimora a capacidade de observação. “Além disso, é uma ferramenta perfeita para aliviar o estresse e ajuda bastante a melhorar a saúde mental. Foi pensando nisso, que criamos o projeto”.

Quem quiser conhecer mais sobre o pintor e grafiteiro e suas obras – que expressam a maturidade de um artista experiente, contemporâneo e que valoriza suas raízes – basta acessar suas redes sociais. (Conheça mais Aqui)

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555