Voltar

Confira as dicas do Sesi sobre cuidados com alimentação em tempos de pandemia

02/07/2020 - 09h44

A alimentação balanceada é fundamental em qualquer época de nossas vidas, mas em temos de pandemia os cuidados com os alimentos e com a preparação merecem ainda mais atenção. Manter uma rotina de alimentação saudável é muito importante no período de isolamento social para proteger crianças, jovens, adultos e idosos.

A promoção de hábitos adequados e saudáveis colabora para respostas do sistema imunológico, fortalecendo o organismo e minimiza as complicações que possam vir da contaminação pelo coronavírus.

“A escolha correta dos alimentos pode contribuir para a manutenção e recuperação da sua saúde, já que a alimentação saudável e apropriada oferece todos os nutrientes necessário para o bom funcionamento do organismo prevenindo o adoecimento”, aponta a nutricionista do Serviço Social da Indústria (Sesi MT), Roberta Sanches.

De acordo com a profissional, que atua no setor de Promoção da Saúde da instituição, algumas doenças, como diabetes, hipertensão e obesidade, aumentam o risco de complicações da Covid-19. “Por isso, as pessoas acometidas precisam ter uma alimentação variada, com muitas cores no prato. Abuse de frutas, verduras e legumes. Reduza sal, açúcar e gorduras”, assegura.

Confira outras dicas da nutricionista para o manuseio e preparo dos alimentos:

1 - Faça higienização adequada de superfícies e utensílios;

2 - Limpe bem as embalagens. Se não for possível lavar com água e sabão, utilize álcool 70% ou água sanitária diluída (1 colher de sopa para um litro de água);

3 - Cozinhe bem os alimentos. Para os que são consumidos crus, o consumidor deve redobrar os cuidados com higiene e procedência;

4 - Não cozinhe os legumes excessivamente, pois eles podem perder nutrientes importantes;

5 - Não converse, tussa ou espirre em cima dos alimentos, superfícies e utensílios.

6 - Se tiver com sintomas de gripe, e não puder evitar cozinhar, utilize máscara para manipular os alimentos. Higiene constantemente as mãos.

7 - Alimentos que vão trazer esse bem-estar para o nosso organismo: frutas cítricas, como a laranja, limão, acerola, vegetais verdes escuros, como brócolis, espinafre, iogurtes sem corantes naturais, alimentos de origem natural, castanhas;

8 - Monte pratos coloridos que estimulem o consumo e promovem diversidade alimentar;

9 - Inclua porções de cereais, tubérculos e raízes;

10 - Fique atento à hidratação, é muito importante a ingestão de água mineral ou filtrada;

“Beber água regularmente ao longo do dia não é uma tarefa tão fácil para todo mundo. Uma dica que pode ajudar é usar a água saborizada ou aromatizada com frutas, como abacaxi, limão e laranja, ervas (hortelã) e especiarias (canela e gengibre)”, alerta Roberta.

A nutricionista aconselha ainda a prática de exercícios físicos, procurar manter uma rotina e buscar uma atividade que dê prazer.

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555