Voltar

Trabalho Seguro: Empresas aderem a programa de prevenção à Covid-19 do Sesi MT

29/07/2020 - 09h42

Cuidar e proteger a saúde dos funcionários é dever do empregador e o setor com maior impacto sobre os rumos da economia brasileira, a indústria, tem buscado a manutenção de um ambiente de trabalho adequado, diminuindo as possibilidades de transmissibilidade da Covid-19. Em Mato Grosso, o Serviço Social da Indústria (Sesi MT) auxilia as empresas no atendimento aos protocolos de segurança para o enfrentamento ao coronavírus.

Desde o início da pandemia, a instituição tem atuado para mitigar e contribuir para a redução do risco de proliferação do vírus e garantir a continuidade das atividades do setor. Entre os serviços ofertados está a construção do Plano de Contingência da Covid-19, para atuação adequada nesse momento de crise e implementação completa, com acompanhamento mensal da equipe especializada. Ao final da assessoria é conferido o Certificado do Trabalho Seguro.

A Construtora Conenge apostou na expertise do Sesi, seguiu as recomendações e foi a primeira a receber a certificação no estado. Segundo o sócio diretor e engenheiro civil, Luiz Carlos Richer Fernandes, a assessoria trouxe mais segurança tanto para os empresários quanto para os colaboradores. “Para além das questões legais, como ter um documento atestando que estamos em conformidade e controle de cuidados com os seus colaboradores, para eles é importante ter a confiança e segurança que estão amparados pela empresa”.

Outra instituição que acaba de ser certificada é a Alge Agro – Tecnologia de Aplicação e Nutrição Vegetal. Para o supervisor administrativo, Sérgio Ceretta Dalmaso, a adesão à proposta do Sesi somou aos esforços que já vinham fazendo no combate à disseminação do vírus. “Incrementamos novas ideias e protocolos, seguindo as orientações dos técnicos de saúde e segurança. Essa parceria foi muito bem aceita e trouxe êxito para a organização. Recebemos o certificado e estamos sempre abertos às propostas do Sesi”.

A exemplo das empresas que aderiram ao programa, a Evermax Distribuidor Automotivo fechou parceria para o desenvolvimento do plano em sua planta. “Optamos pela assessoria do Sesi com a preocupação de buscar uma entidade que traga mais segurança e com uma certificação reconhecida no mercado. Além disso, queríamos uma instituição que nos fornecesse um protocolo ou padrão conforme as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS)”, destaca o diretor, Iron Santana.

O programa

Ao todo, o pacote de ações Trabalho Seguro do Sesi MT contém três níveis de ofertas para atendimento aos protocolos de segurança: CoronaDados – Salvar vida, salva a economia; RadarCovid – Foco total na detecção; e Combate Covid – Gerir para proteger.

A primeira fase conta com a plataforma gratuita, pela qual o empresário poderá cadastrar todos seus empregados, conseguindo assim acompanhar de forma efetiva a saúde de sua equipe. A ferramenta possui sistema automático de envio de mensagens para cada empregado para saber seu estado de saúde, através das respostas diárias.

São oferecidas ainda ações integradas aferição de temperatura e pressão arterial; orientações de saúde e higienização; e guias, manuais, protocolo e materiais informativos gratuitos que apoiam no direcionamento de ações para prevenção e saúde de seus trabalhadores e vídeos informativos.

No segundo nível, as organizações podem aderir ainda a consultorias e assessorias técnicas de segurança, optando por serviços que incluem visitas técnicas de profissionais especializados do Sesi na planta da empresa, bem como também de forma remota.

O terceiro e último nível de oferta de serviços é a consultoria para a gestão da saúde dos trabalhadores, com foco nos requisitos legais pertinentes à covid-19 e manejo clínico dos trabalhadores com sintomas gripais e/ou em afastamento pela doença. Gestão de atestados; orientações de saúde sobre aspectos legais da doença e manejo clínico completo (Testagem+Telemedicina), além de elaboração de plano para atuação adequada e certificação pelo selo Trabalho Seguro.

Clique aqui e conheça o programa completo.

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555