Voltar

Bem-estar do trabalhador: como é a atuação do profissional de educação física dentro das corporações

01/09/2020 - 17h15

O dia do especialista que promove a saúde e a qualidade de vida da população, o profissional de educação física, é comemorado nesta terça-feira, 1º de setembro. O professor de educação física trabalha com movimentos corporais e isso pode ocorrer de diferentes maneiras. As atividades vão desde aquelas com fins estéticos até trabalhos voltados para o lazer e o cuidado com a saúde.

Além disso, sob a orientação desse profissional, é possível praticar atividades físicas respeitando os limites de cada um e as características individuais, garantindo assim o bem-estar dos praticantes em todas as faixas etárias. E no ambiente corporativo, qual o papel que ele pode desempenhar?

Segundo Ricardo Gino, professor de educação física e monitor de Qualidade de Vida do Sesi Mato Grosso, a atuação tem como premissa desenvolver o pentáculo do bem estar (PBE), que se caracteriza através das seguintes temáticas: ações educativas de atividade física, controle do estresse, nutrição, comportamento preventivo e relacionamento interpessoal.

“Neste aspecto, os principais benefícios para os colaboradores de uma empresa que adota ações como ginástica labora e circuito de bem-estar são a adoção de estilo de vida saudável, melhoria da aptidão física e da qualidade de vida do trabalhador, o fortalecimento da empresa e o desenvolvimento de habilidades sociais”.

Segundo ele, quando o bem-estar dos funcionários é prejudicado, sua forma de trabalhar se transforma e sua performance cai e, por consequência, a empresa também sofre impacto. Sendo assim, o profissional de educação física precisa fazer mais do que apenas planejar as aulas, ele também deve estar atento para detectar problemas.

Podem-se evitar, assim, lesões dos funcionários devido aos esforços repetitivos, estresse e insatisfação e outras doenças ocupacionais. “Realizar exercícios físicos, mesmo que de baixa intensidade, no ambiente de trabalho, alivia o estresse e diminui as tensões adquiridas durante o dia. Os alongamentos melhoram a postura e previnem problemas de circulação, além de relaxar as musculaturas do corpo”, atesta.

Para atuar nas organizações, o profissional de educação física também precisa se qualificar para desenvolver e aplicar programas de exercícios personalizados às necessidades de cada empresa. “É de fundamental importância o profissional se reciclar, para que possa sempre trazer novos métodos de atuação”.

Ricardo lembra que o Sesi MT possui sua própria metodologia de atuação e capacita todos os seus profissionais para executar as ações com qualidade e eficiência. “Temos o desafio incentivar os trabalhadores e ajudá-los a manter uma boa consciência corporal, não apenas ao longo da jornada de trabalho, mas também durante o seu tempo livre”.

Nesta tarefa, de acordo com o monitor, a equipe deve lançar mão de informações e ensinamentos sobre a forma correta para a execução dos exercícios educativos, que podem ser realizados em casa, no parque ou em qualquer lugar de lazer.

“Essas atividades físicas têm por objetivo evitar e reabilitar possíveis lesões, além de colaborar para o incentivo da prática de atividades físicas diárias. Desta forma, o profissional que atua com esta modalidade, tem como trabalho incentivar seu aluno e auxiliá-lo a manter uma boa movimentação do corpo diariamente”.

Ginástica na empresa

Entre os programas desenvolvidos pela equipe do Sesi para as empresas estão a ginástica laboral – que visa atividades físicas preventivas, socioeducativas e lúdicas. O programa é desenvolvido de forma coletiva pelo trabalhador, no tempo e local do seu trabalho.

O Sesi Ginástica na Empresa visa contribuir para a adoção de estilo de vida ativa, a socialização, a melhoria da qualidade de vida do trabalhador e o fortalecimento da empresa.

“Entre os benefícios da adoção desta prática estão redução da exposição a comportamentos sedentários e da percepção de dores e desconfortos relacionados à realização de tarefas laborais; promoção da prática laboral de atividades físicas e incentivo do trabalhador à prática de atividades físicas de lazer”.

Circuito Bem-Estar

É um serviço dinâmico que leva às empresas informações e oportunidades capazes de influenciar na adoção de estilos de vida saudáveis.

Possui intervenções e ações educativas em atividades físicas, nutrição, controle do estresse, comportamento preventivo e relacionamentos. Entre os serviços oferecidos estão ginástica laboral interativa, aferição de pressão e IMC, gincanas, jogos de mesa, quickmassagen, teste de glicemia e atividades esportivas.

Sesi Corporativo

Visa criar oportunidades para a prática de atividade física sistematizada, a partir de parâmetros de intensidade, duração e frequência com vistas à manutenção ou melhoria da aptidão física do trabalhador. Podem ser aplicadas ações com grupo de corrida, modalidades esportivas, como futsal, vôlei, e treinamento funcional.

“O incentivo à atividade física, sobretudo se for realizada em grupo, transforma o ambiente da empresa, pois vai unir as pessoas. Um grupo de corrida ou de esportes é muito benéfico à organização pelo fato de criar um espírito de equipe e companheirismo entre os colaboradores”, enfatiza o professor.

De acordo como gerente de Saúde e Segurança do Trabalho do Sesi MT, Valdir de Souza Junior, proporcionar qualidade de vida no trabalho é fundamental para o aumento produtividade do trabalhador, bem como para seu desenvolvimento físico e mental. “Os serviços de atividades físicas que oferecemos se propõe a desenvolver um ambiente e estilo de vida saudável para todos”.

Conheça todos o programas acessando Aqui.

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555