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Protagonismo, autonomia e definição de metas é aposta para estimular estudantes

17/09/2020 - 10h29

Você sabe quais são os aspectos primordiais para um bom desempenho na vida escolar, profissional e pessoal de uma pessoa? São vários os fatores que podem influenciar na boa atuação de cada aluno ou profissional, como por exemplo, a autonomia, organização, rotina de estudos, controle de stress, diálogo, saber trabalhar em equipe, liderança, valorização, metas, entre outros.

Entender e saber lidar com cada uma dessas situações e desenvolver objetivos formativos individuais, de forma gradativa, é o que propõe o Sesi Escola aos estudantes do Ensino Médio Integrado Sesi Senai de Cuiabá e Várzea Grande, com a construção de portfólio e do Plano Pessoal de Estudos (PPE).

“Durante as atividades, que ocorrem individualmente ou em pequenos grupos, sob orientação e acompanhamento de profissionais especializados na área, são abordados diversos destes temas. A ação é um dos diferenciais da proposta para o Novo Ensino Médio. Ao iniciarem o 1º ano, ainda com muitas incertezas, os alunos já têm a possibilidade de traçar suas metas e, com um olhar profissional, ajustá-las ao longo de sua jornada de três anos”, explica a coordenadora pedagógica da unidade de Várzea Grande, Luciana Brandão.

De acordo com ela, a instituição oferece aos alunos situações que promovam o progresso deles no seu percurso escolar.

“A ideia é estimulá-los a colocarem em prática o protagonismo, autonomia e a capacidade de resolução de problema. Esse acompanhamento é realizado com orientação de profissionais, que mobilizam os alunos a colocarem em prática ações em seu dia a dia que os levem alcançar seu objetivo em conseguir chegar em uma formação universitária ou profissão desejada”.

Autoconhecimento

João Pedro Alves Rodrigues, 16 anos, do 2° ano, destaca que o projeto é uma forma de identificar habilidades e guiar os alunos para um trabalho. “Através do autoconhecimento e das atividades, conseguimos traçar metas de estudos e rumo de trabalho, que podem ser favoráveis no futuro”.

Para ele, a proposta também é um ótimo recurso para fazer com que os jovens se soltem mais, com o decorrer das aulas.

“Percebemos que até mesmo os alunos mais tímidos vão se soltando um pouco mais. As aulas nunca são iguais e tem sempre algo novo e interativo. Eu acho que isso facilita muito no desenvolvimento do aluno”, aponta João Pedro, que tem como metas definidas ingressar em uma faculdade de Engenharia, ter sucesso profissional e proporcionar qualidade de vida à família.

Administrar o tempo e estabelecer regras

Realizar um planejamento ajuda a visualizar e dividir o tempo e, com isso, a ser mais organizado e eficaz nos seus estudos é uma das dicas dos professores para os alunos. É importante determinar o período que tem para estudar e ser rígido consigo mesmo no respeito a esse tempo de estudo.

“Estabelecer o conteúdo programático que precisa ser estudado, separar quais as disciplinas e quais os pontos mais importantes, fazer uma autoavaliação para saber quais os pontos fracos e os pontos fortes em relação ao que precisa ser estudado e dividir o tempo que tem pelas matérias a serem estudadas são dicas importantes”, sustenta a coordenadora.

Para uma das professoras responsáveis pelo projeto, Ademercinda Xavier, o PPE tem como base constituir, munir de estratégias metodológicas correspondente às necessidades de cada aluno.

“O atendimento ocorre semanalmente e com turmas reduzidas de no máximo 10 alunos por vez. Neste momento de pandemia, o atendimento ocorre remotamente. Através do portfólio procuramos promover, estimular e fundamentar o desenvolvimento reflexivo e organizacional, uma vez que os estudantes são desafiados a conhecer melhor seus objetivos assim como seus planos futuros”.

Segundo ela, a metodologia de estudo procura munir os alunos de conhecimentos e informações ricas e contextualizadas. “Vale ressaltar que, através do plano de estudo, os alunos são autores de sua própria história. Para isso, oferecemos ferramentas para que eles possam semear, irrigar e cultivar as sementes do seu próprio saber”, finaliza.

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