Voltar

Sesi Escola: Simulados especiais preparam estudantes para prova do Enem

28/09/2020 - 10h59

Além de ter uma rotina de estudo, conhecer o estilo de prova, resolver questões históricas e testar a resistência em uma prova de longa duração são ações super importantes para estudantes do Ensino Médio se preparar para o desafio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para ajudar nesta importante etapa, o Sesi Escola Mato Grosso oferece ferramenta de simulados, com propósito principal proporcionar uma experiência de prova semelhante ao que alunos vão vivenciar no dia do exame oficial e ajudar diretamente na sua preparação.

De acordo com a coordenadora pedagógica do Sesi Escola Cuiabá, Heloísa Boreges, o Geekie Teste ocorre duas vezes ao ano, uma no 1º e outra no 2º semestre. “Utilizamos a plataforma com o objetivo de melhor capacitar nossos alunos, pois, as avaliações são muito semelhantes às que eles realizarão na prova do Enem: são questões desenvolvidas e corrigidas externamente, ampliando o campo de verificação, as provas seguem o modelo da Teoria de Resposta ao Item (TRI)”.

Ela ressalta ainda que a correção traz informações que permitem criar planos de ações e reorientar o trabalho com os alunos de maneira eficiente, com estratégias pedagógicas assertivas, acompanhando o desenvolvimento dos estudantes em cada área de conhecimento e assim verificar como está a evolução. “São gerados gráficos e relatórios detalhados de desempenho, disponibilizando comparações do aluno ano a ano, acompanhando sua trajetória. É possível, inclusive, simular a classificação dos alunos de acordo com a intenção de vagas nos diferentes cursos universitários”.

Resultados

Para o professor de Matemática Wagner Lucas dos Santos, que ministra aulas nas unidades de Cuiabá e Várzea Grande, explica que o simulado funciona virtualmente pelo portal Geekie, onde são aplicados dois cadernos, em dias diferentes e semestralmente. “Um caderno é de humanas e linguagens e o outro é de natureza e matemática. O caderno no primeiro ano é composto por 45 questões para caderno, o caderno do segundo ano são 60 questões e o do terceiro ano 90 questões cada caderno idem Enem”.

Segundo ele, as notas alcançadas pelos alunos são muito próximas da realidade Enem. “Com essa nota, o aluno pode escolher um curso de uma instituição e verificar como seria o seu resultado com os outros alunos do Brasil (Sisumetro ou simulador Sisu). Existe uma aba chamada Evolução pela TRI, onde consta cada aplicação durante os anos de ensino médio estudados no Sesi”.

Wagner informa ainda que, na aba plano de estudos, o aluno pode escolher o conteúdo que deseja estudar e a plataforma faz acompanhamento do desempenho do mesmo. “O aluno que deseja realmente aprender tem uma ótima ferramenta oferecida gratuitamente pelo Sesi”.

A estudante Carina Monia da Silva, 15 anos, do 1° ano A1 do Sesi/Senai de Cuiabá, aponta que o simulado é eficiente e prático, pois a partir dele é possível avaliar os conhecimentos e aprimorar ainda mais, entender e descobrir seus pontos fracos e fortes, se preparar física e emocionalmente para a prova oficial e compreender a fundo o estilo da avaliação.

“Ajuda na preparação, pois com o simulado descubro no que preciso melhorar e o que é necessário para evoluir”, conta a jovem, que ainda está decidindo qual curso escolher, mas com predileção pela área Biomédica.

Fernanda Carvalho Fernandes, 17 anos, do 3º ano do Ensino Médio Sesi/Senai Várzea Grande, alcançou no último simulado a nota de 720, mas sabe que ainda pode e quer melhorar para ingressar na faculdade de Medicina Veterinária.

“Tenho certeza que a preparação que tive com os simulados me ajudarão a manter a média alta. Ter essa vivência real de como será a prova do Enem demonstram quais são os pontos que preciso melhorar e também para não chegar no Enem totalmente despreparada, e me deparar com uma prova extremamente longa e cansativa”.

A coordenadora regional de Educação do Sesi MT, Cintia Silva, salienta que estudos mostram que ao vivenciar várias vezes uma situação e, consequentemente, conquistar maior familiaridade com o que vai enfrentar, o estudante tem maiores chances de ficar menor ansioso, diminuindo também o nervosismo.

“É importante oferecermos esse tipo de ferramenta para os nossos estudantes, com avaliação diagnóstica que permite predizer nota em exames oficiais como Enem, além de possibilitar acesso a relatórios de desempenho individuais e por turma. Dessa forma, torna-se possível ter uma melhor base de informação para intervenções pedagógicas”, finaliza.

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555