Voltar

Rede Sesi de Ensino lança material didático próprio

29/09/2020 - 11h09

Com o objetivo de reunir iniciativas de Educação voltada para o futuro, a rede Sesi de Ensino criou o Novo Sistema Estruturado de Ensino alinhado com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Lançado para todo o país, em cerimônia virtual, o Sistema de Ensino reúne um conceito pedagógico voltado para o desenvolvimento produtivo/industrial, porque se baseia nos preceitos STEAM, acrônimo em inglês usado para se referir às áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Matemática e Artes, nas metodologias ativas e no protagonismo dos professores e estudantes.

Para conseguir produzir o material, o Sesi contou com a ajuda de 120 professores, em todos os níveis (Educação Infantil, Educação Básica, Ensino Fundamental, Ensino Médio e EJA), indicados pelos 27 Departamentos Regionais em cada estado da federação.

Os educadores se basearam em projetos bem sucedidos realizados nas escolas para estruturar o sistema e trouxeram experiência bem sucedidas registradas nas mais de 500 unidades de escolas que compõem a rede, com aproximadamente 200 mil alunos na Educação Básica, e mais de 90 mil estudantes na Educação de Jovens e Adultos.

De acordo com a coordenadora regional de Educação do Sesi, Cintia Silva, Mato Grosso indicou dois professores e uma coordenadora que contribuíram durante o período de elaboração.

Hellen Bernardes diz que
se sentiu honrada em participar

“Este é um grande marco para nossa história da Educação, pois a partir de agora teremos um material com nosso DNA. O Sistema Estruturado de Ensino Sesi é uma contribuição para a melhoria da qualidade da Educação Básica no Brasil e representa uma das possibilidades que a nossa rede tem de atuar no cenário nacional. E a participação dos nossos educadores na construção desse material muito nos orgulha”.

Cintia lembra que o Sistema conta com material didático autoral; assessoria pedagógica; formação de professores; simulados de avaliações externas; e avaliações educacionais – que será utilizado a partir de 2021. “O importante é que os professores poderão fazer uma avaliação cotidiana. Em 2022, já teremos um material revisado por eles e, em 2023, novamente, ou seja, a revisão ocorrerá permanentemente”.

A professora da Área de Linguagens do Sesi Escola Cuiabá Hellen Bernardes de Paula confessa que se sentiu muito honrada em participar da produção do material didático autoral. “Integrando o grupo tive a oportunidade de conhecer professores de todo Brasil e trocar ideias e conhecimentos. Na junção geral, posso dizer que ficou um material muito rico de conteúdo, nos quais contemplam metodologias que mostram o perfil do Sesi”.

A coordenadora pedagógica do Sesi Escola Cuiabá, Luciana Lima, relata que a proposta fortalece a identidade da escola como uma instituição de ensino que possui o compromisso com a aprendizagem do aluno, de forma significativa.

“Ter um material que esteja alinhado ao que fazemos, com nossa identidade, nos desperta o sentimento de pertencimento. Participar deste processo de elaboração do Sistema foi uma oportunidade de aprendizagem única para toda vida”.

Modelo

O modelo adotado norteia uso de tecnologia em sala de aula e pode ser replicado por outras escolas. A lógica STEAM, bem como o uso da tecnologia, com atividades em programas de computadores (uso do Minecraft e de I.A.), noções de programação (kit de Robótica), está presente em todo o conteúdo do Sesi.

A ideia é que outras escolas possam utilizar as informações para expandir esse modelo, formando cada vez mais estudantes voltados para as profissões do futuro, que foram ainda mais aceleradas por causa da pandemia.

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555