Voltar

Sesi Escola: Avaliação diagnóstica analisa ensino aprendizagem dos alunos

06/10/2020 - 14h43

Para mapear as habilidades desenvolvidas e as que precisam ser trabalhadas, o Sesi Escola desenvolveu a avaliação diagnóstica elaborada pela Somos Educação. Trata-se de uma ação que serve para medir o ensino aprendizagem, calculando o índice de desenvolvimento e analisando a qualidade de ensino das unidades escolares.

Com duas etapas, divididas por semestre, Português/Ciências Humanas e Matemática/Ciências da Natureza), as provas são destinadas aos alunos do 2º ao 9º Anos do Ensino Fundamental. Utilizando tecnologias educacionais, o Sesi Escola facilita o diagnóstico coletivo e individual e conhece melhor as facilidades e dificuldades do aluno durante o ano, para garantir a sua evolução ao longo desse período – ainda mais em tempos de pandemia do coronavírus.

De acordo com a coordenadora pedagógica da unidade de Várzea Grande, Marlene Pereira, a proposta é mensurar o desenvolvimento (construção) das habilidades e competências propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o processo de aprendizagem. “Assim, fazemos um diagnóstico para a volta às aulas presenciais, mapeando os possíveis impactos e orientando um replanejamento das ações curriculares no plano de retomada das aulas presenciais”.

Marlene ressalta que a avaliação destina-se, primordialmente, ao monitoramento do processo de ensino e aprendizagem e os resultados subsidiam as intervenções dos docentes diante das dificuldades apresentadas pelos estudantes. “Nesse contexto, professor e aluno ganham novas atribuições, salientando o protagonismo do estudante e a mediação do docente na construção do conhecimento”, enfatiza.

Para a coordenadora pedagógica do Sesi Escola Cuiabá, Eufrasia Costa, o monitoramento do aprendizado dos estudantes é de extrema importância.

“A ação visa construir uma radiografia do desempenho dos alunos, nacionalmente, no período de realização de aulas remotas que foram adotadas devido à pandemia. O resultado desta avaliação diagnóstica apresentará insumos importantes para o replanejamento de ações e priorização de pontos essenciais do currículo, tanto para este ano, como para 2021”, finaliza.

Para as educadoras, a instituição tem utilizado ferramentas de avaliação, sendo ágil, inovadora e buscando soluções que auxiliam gestores, coordenadores e professores a criar a melhor experiência para os alunos.

Segundo a coordenadora regional de Educação do Sesi, Cintia Silva, a ação segue orientação dos pareceres do Conselho Nacional de Educação e de resoluções estaduais que indicam a necessidade de diagnóstico individual dos alunos, que contemplem a BNCC.

“Por meio dos resultados, podemos entender os impactos que a pandemia causou com a suspensão das aulas presenciais. Com isso, teremos subsídios para replanejar todo o processo educacional, referente à nossa matriz curricular. Assim, podemos garantir, adequadamente, o desenvolvimento dos alunos”.

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555