Voltar

Com formato totalmente online, Sesi Escola promove 2º torneio interno de robótica

08/10/2020 - 18h52

Despertar o interesse dos alunos em temas como ciência e tecnologia no ambiente escolar, sempre com foco nas áreas de STEAM (Ciência, tecnologia, engenharia, Arte e matemática). Com este objetivo as unidades do Sesi Escola Mato Grosso realizam o II Torneio Interno de Robótica, desta vez, em formato totalmente online. A abertura ocorreu nesta quinta-feira (08.10), em transmissão ao vivo pelo canal oficial da escola no YouTube para todos os estudantes.

Até o final de novembro, os jovens usarão a imaginação e a criatividade para buscar soluções inovadoras construindo designers e completando missões especificas de programação em ambientes virtuais.

A gerente do Sesi Escola Cuiabá, Alessandra Marangoni, destacou que a primeira edição, em 2019, foi destinada aos alunos do Ensino Fundamental, do 6º ao 9º ano. “Tivemos grande engajamento dos estudantes e foi um evento muito proveitoso. Neste ano, a novidade é que participam do torneio alunos desde o 3º ano até o 9º ano, cada turma com seu nível de competição”.

De acordo com ela, o objetivo é levar conhecimento e desenvolver habilidades e competência que poucas escolas têm condições de oferecer em Mato Grosso. “Será um torneio com muitos desafios e superação para os temas deste ano”, enfatizou.

A gerente da unidade de Várzea Grande, Simone Cruz, convocou estudantes e educadores a se envolverem com o torneio, a se desafiarem e aprender. “O ensino da robótica é um grande diferencial da rede Sesi de ensino, faz parte do currículo da escola há mais de 15 anos, inclusive com campeões internacionais, e tudo começa na sala de aula”, frisou.

Temporada Replay

As unidades escolares seguem o tema da Temporada da FLL (FIRST® LEGO® League) 2019/2020 - “Replay”, que faz o questionamento: “Como e onde podemos ajudar as pessoas a se tornarem mais ativas?”. Partindo dessa indagação os participantes serão desafiados a buscar soluções que estimulam as pessoas a movimentarem o corpo, abandonando o sedentarismo e praticando mais atividades físicas de forma criativa e divertida para todos.

“Desde o início da pandemia do novo coronavírus, as aulas ocorrem na modalidade não presencial. Neste ano atípico, o torneio será 100% on-line dentro das plataformas virtuais utilizadas pela escola para as aulas. No entanto, isso não atrapalhará em nada na logística, empenho e resultados das aulas e do torneio”, explica o professor de Educação Tecnológica, do 6° ao 9° Ano, Jesse Maia Rios.

Segundo ele, as equipes foram divididas e criados os grupos virtuais para que cada uma se reúna para alinhamento e preparação das missões que são passadas pela organização. “A finalidade do torneio é desenvolver os alunos para as competições da FLL, formando, assim, o clube da robótica, que irá representar a instituição nas competições de robótica futuras”, informa.

O torneio é organizado pela disciplina de Educação Tecnológica em parceria com as equipes oficias de robótica que representam Mato Grosso nas competições regionais, nacionais e internacionais, sendo voltada para crianças de 9 a 15 anos. As equipes são compostas por 4 a 6 competidores sempre orientados pelos professores.

“O evento envolve toda escola e, neste ano, conta com etapas como: Core Values, Design Robo, Desafio Robo e Pesquisa. Associando todas as vertentes da educação tecnológica desde a Cultura Maker até o momento Conecta Lego”, frisa o professor do 3º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, Ricardo Moreira, ressaltando que o torneio possibilita desenvolver habilidades como, por exemplo, a pesquisa que leva os alunos a ter bases de conhecimentos científicos ao idealizar soluções para problemas que envolvem a sociedade.

Participaram da live de abertura do torneio os técnicos de equipes Mara Farias e Carlos Juliani, as psicólogas Solange Jesuíta, Luana Peralta, Nádia Pécora, além de membros das equipes Young Creators, Brotherhood e Brother Creators, entre outros convidados.

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555