Voltar

Sesi GoLab: Ferramenta contribui com soluções em saúde e segurança do trabalho em indústrias

19/10/2020 - 11h03

Disponibilizar para as indústrias ferramentas que possibilitem identificar, mapear e estruturar uma solução inovadora para um desafio relacionado à Saúde e Segurança no Trabalho. Este é o objetivo do Sesi GoLab, metodologia oferecida pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) Mato Grosso, que utiliza práticas de estratégia de negócios, inovação, ciência do comportamento e design thinking.

Inspirado no Design Sprint, criado pela Google, o GoLab é uma caixa de ferramentas de aceleração de ideias, que estimula a criatividade e envolve diretamente as empresas. “A intenção é validar ideias antes de se gastar muito tempo e recursos, principalmente financeiros”, explica o gerente de Saúde e Segurança do Sesi MT, Valdir de Souza Junior. 

O principal diferencial é que, em três dias, é possível aplicar soluções com resultados que podem ser atingidos em três ou quatro meses.  “Temos grandes desafios nas indústrias, mas precisamos transformá-los em oportunidades, desenvolvendo ideias de uma forma diferente”, pontua. 

Em Cuiabá, uma das empresas beneficiadas com a ferramenta foi a Saint-Gobain Produtos Industriais – que começou a desenvolver uma solução para seu desafio juntamente com consultores do Sesi Mato Grosso. 

Segundo o gerente de Fábrica da corporação, Clayton Rizzato Nunes, a ferramenta irá contribuir, de forma eficiente e eficaz, para a melhoria dos pontos relacionados à ergonomia, junto ao chão da fábrica. “A ideia é atender a produtividade com segurança e desenvolvendo uma cultura de ergonomia. Sendo assim, a equipe trabalha três vertentes no projeto: o estudo, a definição das demandas e o redesenho mais refinado do processo.  

“O diferencial é que envolvemos os colaboradores para analisar e propor as melhorias necessárias e, assim, desenvolver em conjunto, a qualidade na saúde dos profissionais em seus ambientes de trabalho”. 

Para ele, o projeto irá contribuir para a manutenção e avanços de um sistema de gestão da segurança do trabalho, dos meios, das áreas e recursos para assegurar a melhor condição de trabalho. “Com isso, mantemos viva, na mente dos colaboradores, a cultura da melhoria contínua relacionada à saúde ocupacional”. 

O passo a passo 

A metodologia GoLab é composta por três etapas. Na primeira é realizada uma reunião inicial com a indústria para entender a sua dor ou desafio na área de Saúde e Segurança do Trabalho ou Promoção da Saúde. A empresa traz o seu desafio e a partir dali o grupo levanta subsídios que deem suporte no desenvolvimento dessa solução. 

Entendida a dor, é hora de desenvolver a solução no sprint, estruturado em três dias de imersão. Primeiro dia, entender, desconstruir e idear; no segundo, decidir e detalhar; no terceiro, prototipar, testar e aprender. 

Neste momento, são realizadas provocações aos integrantes da empresa, por meio de metodologias e ferramentas de inovação, para que a solução seja validada em cada etapa até que se chegue a um formato final, que possa ser prototipado. “Ou seja, o Sesi apoia a indústria durante toda a execução do projeto, da ideação à prototipação, para que saia com a solução construída e validada”, aponta Valdir. 

Já a fase final, ocorre sete dias depois dos sprints, com o teste do protótipo para saber o que precisa ou não ser melhorado. 

Para saber mais sobre a ferramenta e levar a aplicação dessa metodologia para a sua empresa basta entrar em contato pelo e-mail  assessoria.tssi@sesimt.ind.br ou pelo telefone (65) 3611-1669. O Sesi ainda conta com duas vagas para atendimento de forma gratuita. 

 

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555