Voltar

Outubro Rosa: Sesi Escola Cuiabá promove ações de conscientização

26/10/2020 - 09h43

Outubro Rosa é uma campanha anual realizada mundialmente com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. E o Sesi Escola Cuiabá está engajado nesta causa. Para isso, promove durante todo o mês várias ações voltadas para a conscientização e o autocuidado, além de encorajar mulheres a realizarem seus exames.

Organizadas por semana, cada equipe deve apresentar um trabalho com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença e a importância da prevenção. As atividades também fazem parte do projeto de Gameficação - um conjunto de técnicas de engajamento, com foco em resultados. Ao final, os grupos serão avaliados pelo nível de criatividade, inovação e dificuldade.

“Esta foi também uma forma de incentivar os funcionários, após o retorno das atividades presenciais da unidade. Os desafios entre as equipes motivam, divertem e promovem interação”, aponta a gestora, ressaltando que o tema deste mês é o Outubro Rosa, mas que muitas outras atividades serão lançadas às equipes.

Para a professora Maria Cecília da Silva o tema é de muita relevância para a comunidade escolar e toda a sociedade. “Com diagnóstico precoce, aumenta em 95% a chance da cura da doença, por isso, o autoexame e a mamografia são imprescindível, bem como mais campanha de divulgação sobre a prevenção”, alerta.

A colega de trabalho Shirley Campos, que atua como Auxiliar de Desenvolvimento de Aluno com Deficiência na unidade escolar, relata que cuidar da saúde também implica em saber realizar o autoexame e criar o hábito de realizá-lo.

“Foi através dele que descobri um nódulo na minha mama. Desde então, faço acompanhamento periódico e considero o autoexame essencial para nos conhecermos e identificarmos qualquer alteração que possa ser sugestiva de câncer de mama. O diagnóstico precoce é a melhor chance que temos de cura”, aconselha.

Para o assistente de manutenção Eudes França a campanha é importante também para os homens. “Nós precisamos entender sobre o assunto e dar apoio às nossas companheiras, principalmente quando diagnosticado o tumor. Além, é claro, pelo fato do câncer de mama também afetar os homens, apensar de ser raro”, alerta.

Prevenção e Cuidado

O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo e, por isso, merece tanta atenção. No Brasil, por exemplo, o número de mortes pela doença continua em alta, especialmente por conta do grande número de diagnósticos tardios, ou seja, já com o câncer em estado avançado.

Embora esse seja um problema recorrente o ano inteiro, o Outubro Rosa é importante porque faz com que as mulheres parem pelo menos uma vez no ano para cuidarem de si mesmas. A ideia é também chamar a atenção das mulheres para a adoção de um estilo de vida saudável no dia a dia, com a prática de atividades físicas e boa alimentação.

Confira galeria de fotos aqui.

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555