Voltar

Sesi realiza testes de detecção de Covid-19 durante Sipat da Energisa

27/10/2020 - 10h52

Mais de 700 colaboradores da Energisa Mato Grosso, em Cuiabá, serão testados para detecção da Covid-19  pela equipe de Saúde e Segurança do Serviço Social da Indústria (Sesi MT). A ação integra a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho da concessionária – e conta ainda com entrega de kits de alimentação saudável e palestra sobre ansiedade.

O objetivo é desencadear um processo orientador sobre boas práticas de saúde, segurança e qualidade de vida, prevenção de acidentes de trabalho, assim como os cuidados com a saúde individual.

De acordo com o gerente de Saúde e Segurança do Trabalho do Sesi MT, Valdir de Souza Junior, os testes para Covid-19 estão previstos para serem realizados nas unidades do Morro da Luz e do Bairro Barro Duro, durante toda a semana. Já as unidades de Rondonópolis, Sinop, Barra do Garças e Tangará da Serra os colaboradores receberão orientações sobre saúde e segurança e kits individuais de alimentação saudável.

“Para além de um cumprimento legal, a (portaria 3.214, NR 5) é um momento importante para relembrar os cuidados com a segurança no dia a dia e para a promoção da saúde”, ressalta Valdir, lembrando que os testes rápidos levam em consideração IgM e IgG, que são anticorpos específicos produzidos pelo corpo humano contra o vírus SARS-CoV-2.

Testagem faz parte do guarda-chuva de soluções do
Sesi MT para as indústrias mato-grossenses

O teste é do tipo imunoensaio cromatográfico rápido para a detecção qualitativa de anticorpos (IGG e IGM), em amostra de sangue total, soro ou plasma, conforme preconizado pela OMS (Organização Mundial da Saúde). “O projeto de testagem é de suma importância para nós, pois estamos ao lado da indústria também neste momento, como forma de reduzir os impactos na produtividade e na saúde dos trabalhadores”.

Pelo protocolo, a indústria recebe um relatório de testagem, atestado de afastamento dos trabalhadores, se identificada a necessidade, e orientações gerais.

“A Sipat da Energisa Mato Grosso esse ano será praticamente toda online e contamos com a parceria do Sesi, que está dando todo o suporte na recepção dos empregados que estão retornando do home office, oferecendo um café da manhã saudável. Durante a semana, será realizada a testagem em massa para os empregados que estão retornando às atividades e, caso algum teste seja positivo, o empregado será encaminhado para tratamento médico, seguindo os protocolos internos da empresa”, explica Victor Hugo de Amorim Oliveira, coordenador de Segurança do Trabalho da concessionária.

Segundo Oliveira, o Sesi também realizará orientações de saúde mental na pandemia para aqueles empregados que estão mais impactados. “Orientações necessárias para que todos voltem a trabalhar com mais confiança, mesmo diante das dificuldades que o futuro reserva. A parceira do Sesi, com certeza, engrandece muito a Sipat da Energisa Mato Grosso”.

Equipe do Sesi orienta sobre saúde mental na pandemia

Combate à ansiedade

A ansiedade em tempos de pandemia será o tema da palestra ministrada por uma psicóloga do Sesi.

A adaptação a essa nova realidade, o isolamento social, a necessidade de se manter produtivo e a imprecisão de quando tudo isso vai terminar afeta diretamente a saúde mental da população. “Por isso, a necessidade de falar sobre o retorno seguro ao trabalho e maneiras de lidar com essa ansiedade”, destaca Valdir.

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555