Voltar

Sesi abre inscrições para evento gratuito sobre Novo Ensino Médio

04/11/2020 - 15h41

O fim do ano letivo se aproxima e para muitos estudantes que estão finalizando o Ensino Fundamental é hora de tomar uma importante decisão e fazer escolhas pensando no futuro. Entre elas, optar ou não por cursar o novo ensino médio integrado à formação profissional. Para auxiliar os jovens nesta tarefa e esclarecer dúvidas sobre a proposta pedagógica, o Serviço Social da Indústria (Sesi) Mato Grosso e Instituto Evaldo Lodi (IEL) realizam no próximo dia 12 de novembro, às 16h, o evento ‘O Novo Ensino Médio tá ON’.

Com foco em alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, a programação é totalmente online e gratuita. As inscrições devem ser feitas pela internet (Clique Aqui).

De acordo com a coordenadora regional de Educação do Sesi MT, Cintia Silva, dentro de todas as mudanças que passamos, o próprio futuro foi repensado. “Mas quais são as qualidades que os estudantes precisam desenvolver para se destacar nesse novo amanhã? É sobre esses temas que o evento irá abordar. Para isso, vamos falar sobre as novas habilidades que os estudantes precisam para construir uma carreira de sucesso, com muita descontração e exemplos reais”, informa.

A programação conta com as palestras ‘Humanos e o futuro do trabalho’, com Nathalia Kelday; ‘O novo ensino médio: O futuro presente na rede Sesi’, com Wisley Pereira; e ‘Projeto de vida - Tendências e competências para o sucesso e felicidade’, com Léo Fraiman. Além disso, ocorre o bate papo ‘2020 não foi um ano perdido’, com alunos do Novo Ensino Médio do Sesi Escola.

A apresentação é de Léo Rodrigues, um apaixonado por empreendedorismo, inovação e o universo da joalheria, que criou sua própria marca de joias após conquistar o título de campeão mundial em joalheria pela World Skills Competition.

Palestrantes

Nathalia Kelday é formada em Administração pela UnB, se especializou em Marketing na ESPM e em Publicidade na London College of Communication. Fundou a Estudologia, uma startup premiada pela Perestroika, Campus Party e semifinalista do Global Impact Challenge da SingularityU. Tem outros projetos como a Humanoide e o Edtech Meetup Brasília.

Léo Fraiman é psicoterapeuta, especialista em Psicologia Escolar. Mestre em Psicologia Educacional e do Desenvolvimento Humano pela USP. Master em programação Neurolinguística. Escritor de mais de 20 livros. Foi conferencista na ONU pelo Simpósio Internacional – Formando lideranças para o desenvolvimento futuro, em Genebra/Suíça.

Já Wisley Pereira é especialista em Gestão da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui graduação/licenciatura em Física pela Universidade Federal de Goiás. É professor da Secretaria Estadual de Educação de Goiás desde 2006. Atualmente está à frente da gerência de Educação Básica do Sesi Nacional.

Pioneirismo

O Novo Ensino Médio consiste em uma reforma na grade curricular, onde  o modelo propedêutico fragmentado em disciplinas, é substituído por um currículo de formação geral organizado nas quatro áreas de conhecimento (linguagens e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e sociais aplicadas),  e a possibilidade de escolher um itinerário de formação técnica e profissional, que contempla a iniciação para o mundo do trabalho.

O Sesi e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) são pioneiros na implementação da Lei do Ensino Médio (Lei 13.415/2017) com um currículo organizado totalmente contextualizado à realidade dos estudantes e integrado à formação técnica e profissional. 

A proposta pedagógica prevê que, no primeiro ano, já tenha início uma preparação para o mundo do trabalho que inclui formação genérica para as profissões da indústria, orientação profissional e desenvolvimento de competências socioemocionais. No segundo ano, além das áreas de conhecimento, os alunos terão acesso aos fundamentos e práticas de formação para a área industrial de energia. Já no terceiro ano, a carga horária prevista para a formação técnica e profissional é dedicada às aprendizagens específicas dos cursos técnico.

“Com itinerário em formação técnica profissional nos cursos: Técnico de Eletrotécnica e Técnico em Mecânica (Sesi/Senai VG), Redes de Computadores e Desenvolvimento de Sistemas. A intenção é construir conhecimentos e representações que deem sentido às experiências e validem as ações cotidianas dos adolescentes. Nessa proposta, o estudante é sujeito ativo, coautor do processo de produção e apropriação do conhecimento”, finaliza Cintia.

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555