Voltar

Em evento online, Sesi e Senai apresentam vantagens do ensino médio integrado à formação profissional

13/11/2020 - 15h01

Foi com muita informação, energia, música e descontração que o Sesi e o IEL realizaram na quinta-feira (12) o evento ‘O Novo Ensino Médio tá ON’ – com foco nos jovens que estão finalizando o ensino fundamental. A programação totalmente digital e gratuita contou com a participação de alunos, professores e especialistas para discutir e esclarecer dúvidas sobre educação e o novo ensino médio integrado à formação profissional.

A participação especial ficou por conta de Léo Fraiman, psicoterapeuta e especialista em Psicologia Escolar, ex-aluno de Joalheria do Senai, Nathalia Kelday, especialista em Marketing e em Publicidade, fundadora da a startup Estudologia, e Wisley Pereira, gerente de Educação Básica do Sesi Nacional e especialista em Gestão da Educação Pública.

Alunos que estão cursando o novo ensino médio na instituição também apresentaram seus argumentos sobre os benefícios e as diferenças que o modelo pedagógico está promovendo em suas vidas, mesmo em tempos de pandemia.

Na abertura, a superintendente regional do Sesi MT e diretora regional do Senai MT, Lélia Brun, destacou que a programação foi idealizada com muito carinho para os jovens que estão refletindo sobre o seu futuro, pensando se vale a pena fazer o ensino técnico profissionalizante, o ensino médio regular ou o integrado com o profissionalizante, ou mesmo pensando em qual carreira seguir. “Em nossas instituições, o jovem tem todas essas possibilidades e todo o caminho formativo, a escolha depende muito de cada um”, apontou a executiva, destacando que o evento foi pensado para contribuir nesta tomada de decisão, promovendo a reflexão.

Segundo ela, o objetivo principal do ensino médio integrado do Sesi e Senai é promover a formação integral do estudante, no que se refere à formação geral, com os conhecimentos de base comum curricular, e os conhecimentos específicos do itinerário formativo escolhido.

O presidente do Sistema da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso, Gustavo de Oliveira, lembrou que, desde muito cedo, a criança começa a fazer escolhas e que aprender fazê-las, durante a vida, é muito importante para o processo de construção do indivíduo. “Aqui neste evento, vamos falar exatamente sobre as escolhas que cada um terá que fazer para o futuro da carreira”.

Para ele, o novo ensino médio está muito mais conectado e abrangente do que há alguns anos. “O que trouxemos para esses jovens é uma oportunidade única de fazer uma escolha muito importante e inteligente, que pode fazer toda a diferença”.

Pioneirismo

O Novo Ensino Médio consiste em uma reforma na grade curricular, no qual o modelo propedêutico fragmentado em disciplinas é substituído por um currículo de formação geral organizado nas quatro áreas de conhecimento (linguagens e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e sociais aplicadas), e a possibilidade de escolher um itinerário de formação técnica e profissional, que contempla a iniciação para o mundo do trabalho.

O Sesi e o Senai são pioneiros na implementação da Lei do Ensino Médio (Lei 13.415/2017) com um currículo organizado totalmente contextualizado à realidade dos estudantes e integrado à formação técnica e profissional.

Em Mato Grosso, o itinerário ofertado é em formação técnica profissional nos cursos: Técnico de Eletrotécnica e Técnico em Mecânica (Sesi/Senai VG), Redes de Computadores e Desenvolvimento de Sistemas.

A proposta pedagógica prevê que, no primeiro ano, já tenha início uma preparação para o mundo do trabalho que inclui formação genérica para as profissões da indústria, orientação profissional e desenvolvimento de competências socioemocionais.

No segundo ano, além das áreas de conhecimento, os alunos terão acesso aos fundamentos e práticas de formação para a área industrial de energia. Já no terceiro ano, a carga horária prevista para a formação técnica e profissional é dedicada às aprendizagens específicas dos cursos técnico.

Hackateen

Também durante o evento foram anunciados os vendedores da segunda edição do Hackateen, maratona realizada pelo Sesi Escola com o objetivo de incentivar a capacidade criativa e inovadora dos alunos e fomentar o desenvolvimento de soluções para problemas reais, tanto das indústrias quanto da sociedade. A competição, que ocorreu de forma virtual nos dias 10 e 11, envolveu aproximadamente 200 estudantes dos 2º e 3º anos do ensino médio do Sesi Escola Cuiabá e Várzea Grande.

A grande vencedora foi a equipe Airclean, composta pelos jovens Julia Oliveira Duarte, Daniel Vieira Soares, Edson Tomicha e Felipe Correia. A segunda colocada foi a equipe Pantacer, com os alunos Anna Carolina Costa, Bianca Moreira, Wiron Gustavo, Luiz Felipe Zambrim e Keisy Koch. Já a terceira equipe premiada foi a FIT, com Isabel Carvalho, Emanuelly Gomes, Mariah Sales e João Victor Oliveira. Todos receberam troféus e medalhas.

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555