Voltar

Ação solidária entre governo e empresários arrecada 230 cilindros de oxigênio para hospitais de MT

20/04/2021 - 16h52
Em 2020 Sindalccol arrecadou 300 mil litros de álcool 70%
e doou para o Governo do Estado. Foto | Secom -MT

Em meio à pandemia, a solidariedade continua salvando vidas. E, em um momento de muita dificuldade para aquisição de oxigênio, a ação conjunta coordenada pela secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec MT), juntamente com a Assembleia Legislativa (ALMT) e mais de 120 empresários mato-grossenses arrecadou o equivalente a R$ 1,134 milhão em produtos para atender as unidades de saúde de Mato Grosso.

Ao todo, na segunda-feira (19/04), foram entregues 230 cilindros e 720 cargas de oxigênio à Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), que ficará responsável pela distribuição dos insumos. A campanha denominada "Oxigênio Solidário" também mobilizou representantes do setor industrial.

"Desde o início da pandemia estamos junto com o Governo do Estado em ações solidárias para auxiliar os municípios, como a que produziu e distribuiu álcool 70%. Desta vez, nossa missão foi arrecadar os cilindros de oxigênio e foi uma corrente importante, onde cada um ajudou no que foi possível. Mais de 120 empresários participando e auxiliando neste momento tão difícil e tentando amenizar a dor de tanta gente", disse Silvio Rangel, presidente do Sindicato das Indústrias Sucroalcooleiras de Mato Grosso (Sindalcool) e vice-presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt).

A iniciativa também contou com a articulação do deputado estadual Carlos Avallone (PSDB), que preside o Observatório Socioeconômico da ALMT. “Essa mobilização veio em um momento de muita dificuldade de conseguir o produto para as unidades hospitalares. A ALMT está muito feliz por esta campanha e por contar com o apoio da classe empresarial para este movimento pudesse salvar vidas. Vamos continuar trabalhando para esta causa", disse.

O secretário da Sedec MT, César Miranda, enalteceu a corrente de solidariedade e a união entre os poderes e a classe empresarial nesta causa nobre.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) ficará responsável
pela distribuição dos insumos. Foto | Secom-MT

“Em 2020 realizamos a campanha que arrecadou mais de 300 mil litros de álcool 70% e álcool em gel. Agora, identificamos o risco de faltar oxigênio nas unidades de saúde e acionamos os empresários para que retornassem os cilindros vazios à empresa e uma nova corrente se formou: a doação deste grande número de cilindros de oxigênio e cargas, mostrando que nos momentos de crise as pessoas se unem para ajudar", finaliza.

O setor agropecuário também tem auxiliado Mato Grosso durante a pandemia. "O agro vem trabalhando em campanhas de prevenção à Covid-19 desde o início, com doação de máscaras, EPIs, alimentos. Agora, fomos chamados a somar nesta campanha e prontamente auxiliamos, estamos sempre prontos a ajudar", disse Xisto Bueno, diretor executivo do Fórum Agro.

Texto: Assessoria Sedec/Assessoria Fiemt

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555