Voltar

Torneio de Robótica: Estudantes do Sesi MT apresentam soluções para vida mais ativa

12/05/2021 - 08h37

As equipes de robótica do Sesi Mato Grosso, Brotherhood, Brother Creators e Young Creators, estão a todo vapor nos preparativos para a etapa regional do Torneio First Lego League (FLL) – Brasília (DF). O evento ocorre nos dias 14 e 15 de maio e reúne jovens estudantes de 9 a 16 anos de escolas públicas e privadas da região Centro-Oeste. Por conta da pandemia de Covid-19, as competições estão sendo realizadas remotamente, por meio de plataforma digital.

Tendo como operador oficial no Brasil o Serviço Social da Indústria (Sesi), a competição desafia, nesta temporada, as equipes a pensarem em formas de incentivar a prática de atividades físicas para garantir melhor qualidade de vida, evitar o sedentarismo e promover a saúde. Além de apresentar um projeto de pesquisa, os estudantes devem criar robôs com a ajuda de blocos de montar, que realizarão missões referentes à temática da competição de robótica educacional.

“Com o tema Replay, os alunos estão sendo provocados a repensar em espaços para exercícios, competições e brincadeiras com foco na realidade atual e de olho no futuro. Aplicando o conceito STEAM (em inglês Science, Technology, Engineering, Arts, Mathematics), nossas equipes vêm desenvolvendo projetos de construindo robôs para essa temporada”, explica a técnica das equipes mato-grossenses, Mara Farias.

Em cada uma das etapas, as equipes que chegarem ao pódio (1º, 2º e 3º lugares) serão premiadas e garantirão vaga no nacional. “Nesta regional, são 28 equipes participando do torneio. As cinco equipes classificadas irão passar para próxima etapa: o Festival de Robótica, que irá acontecer em São Paulo, entre os dias 24 e 26 de junho”, complementa o técnico Carlos Juliani, resasltando que as equipes concorrem com Projeto de Inovação, Core Values, Design do Robô e Desafio do Robô, além da categoria Champion’s Award.

Os projetos

A equipe Brotherhood apresenta, nesta edição, o projeto Ative-se. Trata-se de um jogo de tabuleiro que estimula a prática de exercícios físicos e interação social/familiar. Um projeto com ideias e base antigas para resolver problemas atuais, em momentos de pandemia e era digital.

O estudante Henrique Arantes, 15, do 1º ano do Ensino Médio do Sesi/Senai Cuiabá, faz parte da equipe Brotherhood e conta que espera uma edição do torneio agitada e desafiadora. “Estamos realizando treinos de segunda a sábado, separados por área da FLL. Tudo para que as equipes mato-grossenses se destaquem na competição”, aponta.

Na mesma linha, a Brother Creators traz o Gincakids, um aplicativo que proporciona às famílias muita interação, com brincadeiras antigas, tornando-as mais ativas. “O objetivo é resgatar a intenção familiar que foi perdida durante a pandemia, dar um replay nas brincadeiras antigas que foram esquecidas com o tempo e ajudar e manter a saúde emocional, de uma forma divertida”, explica Maria Júlia Griggi Rondon, 15, do 1° ano Ensino Médio, integrante da equipe desde os 9 anos (5° ano).

Já a Young Creators desenvolveu a ROPEplay - um produto sustentável que resgata as brincadeiras de pula corda, elástico e vai e vem. “A intenção é relembrar as brincadeiras antigas, tornando as pessoas mais ativas, e proporcionar momentos em família”, adianta Ana Paula da Silva, 13, do 8º ano, do Sesi Escola Várzea Grande.

“Estamos trabalhando muito para cumprir nossas metas. Mas lembrando sempre que o que estamos aprendendo e as experiências que estamos vivendo são maiores do que qualquer vantagem. Nos reunimos diariamente, com métodos de organização, divisão de funções e muito trabalho em equipe”, garante.

Destaques nacionais

Os desafios do Torneio FLL são diferentes a cada ano. Em 2020, a competição teve como tema Cidades Inteligentes. Na ocasião, a equipe Brother Creators foi a grande campeã na categoria Champions Award, na etapa regional do torneio, em Vitória (ES). Já a Brotherhood conquistou a primeira colocação na regional realizada em Brasília (DF).

Além disso, as duas equipes foram selecionadas para disputar, juntamente com outras 19 semifinalistas, o Prêmio de Inovação Global FIRST ® LEGO® League, que reconhece os times por suas invenções, demonstrando originalidade, criatividade, potencial impacto e valor.

Na etapa nacional, que ocorreu na Bienal, em São Paulo, a Brother Creators se classificou para a fase internacional. Já a escuderia Tucaré, formada por estudantes do Sesi e Senai MT, arrebatou dois prêmios no Torneio Sesi F1 nas Escolas (F1 in Schools): Melhor Participação Feminina e Melhor Identidade Visual.

Tanto abertura e divulgação dos vencedores, quanto alguns lances dos desafios dos robôs serão transmitidos pelo YouTube (Clique Aqui)

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555