Voltar

Temporada 2020/2021: Equipes de MT conquistam troféus em regional do Torneio FLL

17/05/2021 - 08h44

As equipes de robótica do Sesi Mato Grosso fizeram história mais uma vez no Torneio Sesi de Robótica First Lego League (FLL), etapa regional no Distrito Federal. Mais de 150 estudantes de escolas do DF, de Mato Grosso, de Mato Grosso do Sul e de Goiás apresentaram, em ambiente virtual, nos dias 14 e 15 de maio, projetos e robôs desenvolvidos para esta temporada – que tem como tema RePlay.

A equipe Young Creators ficou com o primeiro lugar na categoria Core Values (valores fundamentais, em tradução livre do inglês). O quesito tem como pilares a revelação, integração, interação e coopertition, termo que mescla as palavras da língua inglesa cooperation (cooperação) e competition (competição) – num contexto de valorização do trabalho em equipe.

A Brother Creators também conquistou o primeiro lugar na categoria Desempenho do Robô (arena - cumprimento de missões pelo robô de Lego), com 395 pontos.

Já a equipe Brotherhood levou o segundo lugar na categoria Design do Robô, que avalia o projeto mecânico, estratégia e inovação e programação.

“Mesmo com os bons resultados, as equipes não passaram para a etapa nacional, porém, a Young Creators e a Brotherhood garantiram vagas de suplentes na competição. Desta maneira, se os organizadores abrirem mais vagas para o campeonato nacional, as equipes estão credenciadas para participar”, explica o técnico Carlos Juliani.

Nesta temporada, devido à pandemia da covid-19, o principal ambiente de avaliação é a First Reh (Remote Event Hub) — plataforma oficial da First desenvolvida especialmente para os torneios online. As análises dos materiais enviados pelos estudantes ocorreram em tempo real, pela plataforma Teams, com acesso restrito aos inscritos e aos juízes.

A abertura, transmitida ao vivo pelo YouTube, teve pico de 596 espectadores simultâneos e a interação rendeu 9.488 comentários no chat. Os alunos das escolas participantes enviaram vídeos de apresentação das equipes e acompanharam a distância a cerimônia, comandada pelo tradicional animador das arenas de FLL, Tio Mateus. Ao final, os estudantes se conectaram ao vivo para a tradicional Dança da Galinha.

Desafios

O Torneio FLL desafia estudantes a buscar soluções para problemas do dia a dia. A cada temporada, um novo tema é proposto. Para 2020/2021, o tema é RePLAY e o objetivo é incentivar a prática de atividades físicas para garantir uma qualidade de vida melhor, evitar o sedentarismo e promover a saúde.

Os participantes são avaliados em quatro quesitos: desafio do robô, design do robô, core values (valores fundamentais e trabalho em equipe) e projeto de inovação. A premiação contempla nove categorias: Champion’s Award, Core Values, Projeto de Inovação, Design do Robô, Desempenho do Robô, Prêmio Melhor Técnico/Mentor, Prêmio Descoberta, Prêmio Excelência em Engenharia e Prêmio Estrela Iniciante.

Para a técnica das equipes mato-grossenses, Mara Farias, o resultado alcançado pelos alunos do Sesi Escola é fruto do trabalho em equipe. “Eles se dedicaram muito. Além de inovar, a pandemia do coronavírus vem desafiando os estudantes a trabalharem de forma remota. Montagem de robôs, programação, projetos de inovação tiveram que ser realizados por meio de reuniões online ou com o mínimo de pessoas presentes”, explica.

De acordo com ela, o distanciamento social influenciou muitos projetos das equipes. As soluções desenvolvidas pelos jovens oferecem a opção de se exercitar em casa, envolvendo toda família (para conhecer os projetos clique Aqui)

“Estamos muito felizes com o resultado das equipes, pois, como um dos valores da robótica, mais importante do que o que ganhamos é o que aprendemos. Neste aspecto, perceber o quanto os nossos alunos cresceram e se reinventaram nessa temporada foi fantástico. Estamos muito felizes”, declara a coordenadora regional de Educação do Sesi Mato Grosso, Cintia Silva.

No Brasil, o Serviço Social da Indústria (Sesi) é a instituição responsável pela organização das etapas regionais e nacional dos torneios da First Lego League desde 2013.

Confira a galeria de fotos Aqui.

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555