Voltar

Aos 71 anos, ex-aluna da EJA Profissionalizante cursa faculdade de Serviço Social

19/05/2021 - 08h40

Em meio a tantas notícias tristes nos últimos tempos devido à pandemia de Covid-19, contar o exemplo de vida, esforço e perseverança da dona de casa Isaura da Silva Martins, com 71 anos de idade, é motivo de muita alegria e inspiração! Moradora do bairro Jardim Paula 1, em Várzea Grande, ela voltou a estudar em 2018, por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) ofertada de forma gratuita pelo Serviço Social da Indústria (Sesi MT). E, neste ano, começou tão sonhada faculdade de Serviço Social.

“Eu fiquei pensando: já criei as crianças, todos casados e aqui em casa ficou só eu e o velho (esposo). O que eu vou fazer? Aí resolvi estudar, pois fazia tempo que estava parada e eu não gosto de ficar parada. Cuido de casa, sou catequista e agora estou cursando o primeiro semestre de Serviço Social e também tirando minha carteira de habilitação”, diz Isaura.

Mãe de quatro filhos e avó de nove netos, Isaura tinha parado os estudos na sexta série do Ensino Fundamental. Ao retornar a sala de aula fez, na unidade do Sesi em Várzea Grande, a EJA por fases do sexto até o nono ano do Ensino Fundamental e depois o Ensino Médio. “Fiquei feliz de chegar até o final com todo o sacrifício. Teve dia que não tinha nem quem me trouxesse embora, e eu vinha de ônibus. Mas eu pensava: não vou desistir, vou até o fim. E Deus me ajudou”, lembra.

Para acompanhar as aulas, Isaura superou ainda o desafio de se adequar ao uso de tecnologia. “No começo eu achava difícil, mas depois fui aprendendo e acostumei. Hoje, com a pandemia, até a catequese é on-line também”. Para o futuro, ela faz muitos planos, entre eles o de viajar para Israel e, formada em Serviço Social, quer “continuar ajudando as pessoas”.

“É um orgulho para nós conhecer histórias como essa. Pois, sabemos que estamos cumprindo nossa missão ao transformar vidas. Vidas como a da dona Isaura, um exemplo de que nunca é tarde e que não importam a idade ou as dificuldades, sempre é possível”, destaca a superintendente do Sesi em Mato Grosso, Lélia Brun.

MATRÍCULAS ABERTAS - As matrículas para este segundo semestre da EJA Profissionalizante já estão abertas e as aulas com previsão de início no dia 12 de julho. No total, estão sendo ofertadas 964 vagas nas unidades do Sesi (370 em Várzea Grande; 235 em Rondonópolis; 264 em Sinop e 95 em Cáceres). Os interessados em se matricular podem entrar em contato a gerência da unidade. Para mais informações, acesse http://bit.ly/ejaprofissionalizante

A EJA Profissionalizante é uma grande parceria entre o Sesi e Senai que prepara o aluno direto para o mercado de trabalho, pois ele consegue terminar os estudos e ainda pode optar por um curso profissionalizante gratuito na área que tem interesse. No ano passado, 3257 jovens e adultos retornaram às salas de aulas por meio desse projeto. No primeiro semestre de 2021, foram abertas outras 750 vagas.

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555