Voltar

Aluno do Sesi Senai Cuiabá conquista certificação em campeonato da Microsoft

20/05/2021 - 10h40

João Vitor de Oliveira Arruda, 17 anos, aluno do novo Ensino Médio Integrado da unidade Sesi Senai Cuiabá, alcançou 721 pontos na Certification Week, seletiva do campeonato mundial Microsoft Office Specialist (MOS) categoria Excel 2019. Com o resultado, ele conquistou a certificação na competição, que ocorreu na quarta-feira (19) de forma on-line e individual, e poderá ir para fase nacional.

Aproximadamente 1.200 jovens de todo o país estão nesta disputa e o grande campeão nacional vai representar o Brasil na competição internacional, prevista para ser realizada em Orlando, nos Estados Unidos da América (EUA), que devido à pandemia será realizada de forma remota.

Na avaliação de certificação os alunos têm apenas 50 minutos para realizar 36 tarefas práticas no Excel, entre elas gerenciar planilhas e pastas de trabalho; gerenciar intervalos e células de dados; gerenciar tabelas e dados de tabela; realizar operações usando fórmulas e funções; gerenciar gráficos; entre outros.

O analista de educação Rogério Durães, do Sesi MT, explica que agora, após a realização da prova oficial, João Vitor ficará na expectativa da divulgação dos cinco alunos que tiveram melhor desempenho, de todo Brasil, prevista para 05 de agosto. “Os selecionados farão mais uma avaliação prevista para 20 de agosto e a divulgação do grande campeão brasileiro que irá representar o Brasil no Mundial está prevista para dia 27 de agosto”.

Para Durães, oportunidades diferenciadas como estas que o Sesi Escola proporciona são muito importantes para o crescimento e amadurecimento dos alunos. “Nas avaliações, eles se dedicaram até o último minuto nas realizações das provas. Participar de uma competição internacional e ainda ter a possibilidade de certificação pela Microsoft, certamente, é um estímulo ainda maior".

Para alcançar o bom resultado, João Vitor conta que estudou muito o conteúdo e segue no treinamento para que, caso esteja na final, consiga um desempenho melhor ainda. “Estou muito feliz. Durante esse tempo de preparação, pude conversar sobre o assunto com outros competidores e estudantes. Acredito que, melhor do que ter conseguido passar na prova, é ter amigos com quem posso contar e conversar. A competição motiva a pesquisa e o desenvolvimento dos alunos”.

Para ele, a prova se mostrou bem desafiadora mas acredita que com preparo é possível chegar a qualquer lugar. “Eu sempre gostei de estudar as funcionalidades do Excel, então, acompanhei todas as aulas da ferramenta e continuei estudando no meu tempo livre”.

Para a fase nacional, acredita que a prova vai ser bem intensa, mas que vai dar o seu melhor para alcançar um bom resultado. “Gosto de adrenalina e só de ouvir ‘seleção nacional’ me dá um frio na barriga. Essa sensação me faz sentir mais motivado”, declara o jovem, que pretende ingressar no curso da Ciência da Computação, após concluir o Ensino Médio.

Premiação Mundial

O primeiro colocado na competição internacional vai ganhar 7 mil dólares, troféu, medalhas, certificado e brindes Microsoft; o segundo colocado 3,5 mil dólares, troféu, medalha e certificado; e o terceiro colocado: 1,5 mil dólares, troféu, medalha e certificado. Saiba mais Aqui.

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555