Voltar

Educação de Jovens e Adultos Sesi diminui distância entre estudante e educação

21/05/2021 - 11h18

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) Profissionalizante do Serviço Social da Indústria (Sesi MT) continua revelando histórias de superação como a da Ana Silvia Gonçalves Tenutti, 51 anos, que decidiu retomar os estudos e se tornou um exemplo de persistência e dedicação. Com a facilidade de aulas em ambiente virtual de aprendizagem e recursos didáticos, a modalidade de ensino busca diminuir a distância entre o estudante e a educação.

Casada e com duas filhas já adultas (Kelly, 31 anos, e Kamila, 29), Ana conta que parou de estudar muito cedo, pois não gostava das salas de aula e não se interessava pelos livros. Em razão disso, passou grande parte da vida se dedicando à família. Décadas mais tarde, sentiu a necessidade e o desejo de continuar a estudar, ampliar os conhecimentos e compreender os estudos como prazer de apenas estudar.

Incentivada pela família, se matriculou no curso da EJA no Sesi em Sinop, em 2017, concluindo os Ensinos Fundamental e Médio. Em seguida, foi aluna de Panificação e Computação no Senai. Uma experiência que despertou ainda mais o desejo de continuar a estudar e ingressar em uma faculdade. “Concluir a EJA foi a porta de entrada para um universo vasto de conhecimento, para um futuro melhor. Fui muito estimulada pelos professores. Realizei o sonho de completar o ensino básico e de entrar para a faculdade de Serviço Social”, destaca, ressaltando que também realizou curso para cuidadora de idosos – área que atua e pela qual se declara apaixonada.

A agora universitária afirma que, independentemente da idade, as pessoas não devem ter medo de retomar os estudos e ingressar em uma universidade. “Não devemos pensar que a idade nos impede. Estudar é uma forma de nos sentirmos atualizados e úteis. Além disso, você melhora sua saúde física e mental. Nunca é tarde. Sempre dá tempo".

Matrículas abertas

Para quem, como a cuidadora de idosos e universitária Ana, quer uma oportunidade de elevação de escolaridade, o Sesi MT está com matrículas abertas para a EJA Profissionalizante. Para o polo de Sinop são 264 vagas – ofertadas para pessoas maiores de 18 anos. A previsão do início das aulas é dia 12 de julho.

A EJA Profissionalizante é uma grande parceria entre o Sesi e Senai que prepara o aluno direto para o mercado de trabalho, pois ele consegue terminar os estudos e ainda pode optar por um curso profissionalizante gratuito na área que tem interesse - que deve ser verificada em cada unidade. No ano passado, 3257 jovens e adultos retornaram às salas de aulas por meio desse projeto em Mato Grosso.

Conforme a gerente do Sesi Sinop, Édina Scheid, a instituição oferece equipe técnica capacitada para a tutoria, estratégias de ensino voltadas ao desenvolvimento da autonomia do estudante, recursos apropriados à Educação de Jovens e Adultos, atendimento comprometido com a aprendizagem do estudante, entre outros fatores. “O curso possui 80% da carga horaria na plataforma de Ensino a Distância (EaD) e os outros 20% com encontros presenciais, tira dúvidas e provas presenciais”, esclarece.

Scheid esclarece ainda que o curso pode ser realizado em até um ano (12 meses) e o grande diferencial da EJA do Sesi é que o estudante inicia sua jornada com o reconhecimento de saberes. “A metodologia do Reconhecimento de saberes proporciona o aproveitamento de saberes adquirido ao longo da vida em processos não formais e experiências de trabalho, devidamente avaliadas e reconhecidas. O aluno responde alguns instrumentos, analisados pelos professores, que poderão reduzir a carga horaria de estudos”.

Desta forma, ela explica, o curso é personalizado, já que o aluno irá estudar de acordo com a necessidade real dele e pode concluir os estudos do Ensino Médio em curto espaço de tempo.

Documentos

Para a comunidade em geral, os documentos necessários para efetuar a matrícula são: último comprovante de endereço, RG, CPF e o Histórico Escolar do Ensino Fundamental completo (originais). Se o aluno optar pela CNH, deverá apresentar junto com a certidão de nascimento ou casamento.

Já para os trabalhadores da indústria, além destes documentos, são necessários carteira de trabalho (cópias das páginas da foto, número do PIS, qualificação civil), contrato de trabalho atual e o Número de Identificação do Trabalhador (NIT).

O Sesi Sinop fida situado na Avenida Jacarandás, 3100, Centro. Telefone (66) 3531 - 2062. Para mais informações, acesse Aqui.

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555