Voltar

Sesi Escola: Professores e alunos intensificam preparação para o Enem

01/06/2021 - 09h40

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição de 2021, já tem data definida e no Sesi Escola Mato Grosso o ritmo de preparação dos alunos está acelerado. Para isso, a instituição conta com o projeto De Frente com o Enem, que utiliza metodologias específicas, como prática de exercícios e simulados, interpretação dos enunciados, oficinas de redação e um talk show, em formato virtual.

O professor Wilton de Souza, da disciplina de Matemática e Suas Tecnologias, da unidade de Várzea Grande, explica que o projeto acompanha os alunos nas quatro áreas de conhecimento. “Exploramos desde as habilidades que menos foram cobradas até as que mais foram recorrentes, nas edições anteriores do exame. Todo o planejamento é construído em cima desse pilar. Vale lembrar que cada professor tem o seu momento específico de planejamento voltado exclusivamente ao nosso cursinho”.

Conforme o educador, os estudantes têm à disposição ainda aulas e atividades na plataforma GEEKIE, além do talk show De Frente com o Enem, que tem uma abordagem um tanto diferente sobre os conteúdos e habilidades que caem na prova. Divertido, descontraído e muito informativo, o programa é transmitido pelo canal oficial da escola no YouTube. “Cada episódio é comandado por um professor de áreas diferentes, que recebem também convidados especiais para falar sobre conteúdo, dicas, macetes e desafios. A cada semana, é eleito um tema principal que norteia as atividades”, destaca.

Oscar Alessandro de Matos, professor de Matemática, mestre em Matemática Aplicada, do Sesi Escola Cuiabá, complementa que a metodologia inclui ainda, a cada semana, um simulado de uma área diferente (Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias). “Na quinta semana, disponibilizamos um simulado geral que incluem também questões do Saep (Sistema de Avaliação de Educação Profissional) com 30 questões, que tem como objetivo aferir e preparar os conhecimentos técnicos dos alunos”.

Além disso, os alunos participam de oficinas de redação, nas quais são utilizadas a plataforma Imaginie – que oferta correção nos moldes do Enem e fornece a eles um feedback detalhado sobre os pontos positivos e quais questões precisam de atenção.

Preparação

Os estudos sempre estiveram presentes na vida de João Vitor de Oliveira Arruda, 17 anos, aluno do Sesi Escola Cuiabá. “Gosto de aprender uma coisa nova todos os dias, mesmo que seja algo simples. Acredito que toda forma de experiência e vivencia são ensinamentos”, aponta o jovem, que adora ler livros de ficção científica. Segundo ele, são momentos em que sai um pouco da sua rotina e vai para um mundo fantástico repleto de sonhos e fantasia. “Me faz pensar fora da caixa, dar asas à imaginação”.

Com esse repertório e muito dedicado, João afirma que as aulas do De Frente com o Enem apresentam conteúdo de grande importância na preparação, pelo qual os estudantes são desafiados a pesquisar e se aprofundar em cada assunto. “Sempre estou buscando informação, de modo que tento ao máximo sair de minha zona de conforto. Os professores são essenciais nessa jornada de estudos, pois estão dispostos a ajudar, tirar dúvidas e nos desafiando a irmos mais longe. Não é à toa que o professor é a profissão que forma profissionais”, revela o jovem, que para se distrair, quando dá, gosta praticar Ukulele (instrumento musical) e assistir filmes e séries.

A estudante Kemilly Victória, 17 anos, da unidade de Várzea Grande, segue no mesmo ritmo de estudos. Almejando ingressar na faculdade em 2022 e aprender mais sobre finanças, quer se aventurar novos hobbies e conhecimentos. A rotina de estudos é mantida à risca com cronograma pré-estabelecido e metas a serem cumpridas. “Sempre testo novos métodos e estratégias para absorver melhor o conteúdo”.

Com a metodologia do Sesi Escola, afirma a aluna, é mais fácil a identificação das dificuldades. “Os professores são muito aptos e habilidosos, sempre encontram um meio para melhorar nossa compreensão e inovar os métodos de aula. Com o decorrer do tempo, eles tornaram parte de nossas famílias e isso contribuiu muito no lado emocional, já que eles nos passam leveza e tranquilidade”, aponta a menina que ama esporte, documentários e os momentos com a família e amigos.

Datas

O exame será aplicado nos dias 21 e 28 de novembro. O cronograma foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) de quarta-feira, 2 de junho, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os interessados em participar do Enem 2021, versão impressa ou digital, poderão fazer a inscrição no período de 30 de junho a 14 de julho, na Página do Participante. Confira o edital.

Viviane Saggin

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555