Voltar

Avaliação de interesses profissionais aponta aptidões e habilidades de estudantes

10/06/2021 - 14h16

A escolha de uma profissão não é nada fácil para os jovens e essa opção tende a relacionar-se com diversos fatores, entre eles a internalização do meio social, a diversidade de profissões, o mercado de trabalho, os aspectos pessoais, familiares e sociais. Para auxiliar os estudantes na decisão de sua futura ocupação, o Sesi Escola realizou a avaliação de interesses profissionais (AIP) para os alunos do 3º ano do Novo Ensino Médio Sesi Senai de Cuiabá e Várzea Grande.

A ação visa avaliar 10 campos de interesses, que apontam áreas ou campos profissionais a partir dos seus resultados. O processo inclui atendimentos individuais, com atividades e testes psicológicos que propiciam o autoconhecimento e informação sobre dados relevantes quanto aos diversos interesses profissionais. “A intenção é propiciar um espaço reflexivo, onde o aluno possa tirar dúvidas presentes nessa fase da vida com relação à escolha da profissão”, informa a psicóloga Solange Jesuita, do Sesi Escola Cuiabá.

De acordo com ela, a avaliação faz parte de um plano de ação articulado pela Coordenação Pedagógica e Psicologia Escolar para os alunos que estão no último ano do Novo Ensino Médio. “Os professores aplicadores do Plano Pessoal de Estudo, das duas unidades escolares, já estão propondo reflexões, levando em consideração o projeto de vida pessoal do aluno que envolva o profissional, no sentido de autoavaliação e na avaliação das oportunidades de carreiras profissionais”.

Grande parte dos adolescentes sente uma enorme dificuldade em realizar essa escolha, por isso, proporcionar ao aluno fazer uma escolha mais consciente e madura, considerando seus campos de interesse poderá auxiliá-los a fazer escolhas mais assertivas.

Para a psicóloga Luana Peralta, do Sesi Escola Várzea Grande, que também atua no projeto, os testes contribuem para o autoconhecimento do aluno, apontando suas aptidões e interesses, sua capacidade de estudar e a habilidade que cada profissão exige do indivíduo. “Esses resultados são valiosos, na medida em que contribuem para o conhecimento do aluno. É muito importante que a carreira escolhida seja compatível com suas aptidões e seus interesses e também que revele as habilidades requeridas para o trabalho que nela terá que desenvolver”.

Tomada de decisão

A estudantes Letícia Gabriela de Oliveira, 17 anos, do Sesi Senai Cuiabá, aprovou a iniciativa e diz que os resultados irão nortear e ajudar na tomada de decisão de alunos que ainda estão indecisos ou daqueles que não tem ideia do cursar na faculdade. “Mesmo para os que já têm uma noção do que querem fazer no futuro, a avaliação ajuda a confirmar essa tendência”, afirma a jovem, que deseja estudar medicina ou enfermagem, mas que durante a avaliação descobriu que também se daria bem no campo da psicologia. Ganhou, assim, mais elementos para pensar e concretizar as suas escolhas profissionais.

Quem também está inclinado a estudar medicina é o estudante João Lucas de Jesus, do Sesi Senai Várzea Grande. De acordo com ele, o teste serviu para confirmar essa tendência. “Também me fez refletir e pensar em especialidades que eu ainda não tinha percebido, como a geriatria. Abriu minha mente e vou fazer minhas escolhas com mais segurança”, garante.

Desde os 12 anos, Guilherme Alves, 17 anos, tem em seus planos para o futuro cursar a faculdade de engenharia civil. Para ele, a avaliação reforçou a sua tomada de decisão no que se refere à carreira profissional. “Contribuiu muito para nosso desenvolvimento e para nossos projetos de vida e as decisões relacionadas à carreira”.

A avaliação é um instrumento que promove o autoconhecimento do aluno, através das técnicas utilizadas, e que ajuda no processo de maturidade e autoconfiança para cada um seguir seu caminho. E foi exatamente isso que Isadora Pedrasa, 17 anos, do Sesi Senai Várzea Grande, percebeu. “Fiquei pensando muito no que poderia fazer, pois me identifico com várias áreas e essa avaliação me deu impulso para ter mais certeza do que quero. Vou seguir minha intuição mais segura”, enfatiza.

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555