Voltar

Multiação promove doação de sangue

11/06/2021 - 18h24
A redução das doações de sangue em Mato Grosso foi de
37% em 2020, comparado a 2019. Foto: SES/MT

O Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado na próxima segunda-feira (14/06) será celebrado em Cuiabá da melhor forma possível: estimulando pessoas a doar. O projeto Multiação organizou um movimento em parceria com o Hemocentro de Mato Grosso, para levar o Hemobus - ônibus de coleta do Hemocentro - até as empresas e instituições que quiserem aderir.

O primeiro dia do Movimento em Prol do Doador de Sangue será na sede do Sistema Fiemt, que promove o Multiação, juntamente com a Rede Mato-grossense de Comunicação e cerca de 40 parceiros. Até o dia 30, o Hemobus vai receber pessoas de diversas instituições e empresas, principalmente da região do CPA, que estão se cadastrando a agendando o atendimento. Em alguns casos, os funcionários vão se deslocar até a Fiemt para a doação. Já nos casos em que o volume de doadores é maior e a instituição oferece a estrutura, o Hemobus vai até a instituição.

Já está confirmada a participação das instituições Fiemt (14 e 15/06), Aprosoja (15/06), Sefaz (16/06), Sema (18/06), Detran (21/06), CRM (22/06) e Fecomércio (24/06).


“O Hemocentro já é parceiro de longa data do Multiação e nós sabemos o quanto a pandemia afetou o volume das doações de sangue. Por isso essa ação é tão importante, para estimular as pessoas a voltarem a doar ou, no caso de quem nunca doou, a fazer isso pela primeira vez”, comenta o presidente do Sistema Fiemt, Gustavo de Oliveira. “É um ato que salva vidas, não afeta a saúde física do doador e ainda contribui para sua saúde mental, pela satisfação em saber que está fazendo a diferença na vida de alguém”.

A redução das doações de sangue em Mato Grosso foi de 37% em 2020, comparado a 2019. Considerando apenas os primeiros cinco meses do ano, janeiro a maio, a redução em 2020 foi de 22% e, em 2021, 23%, de acordo com dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT).

“Essa é uma ação muito importante para a Saúde Pública de Mato Grosso. O MT Hemocentro presta um grande serviço para as unidades hospitalares do Sistema Único de Saúde (SUS) e esse trabalho depende da população, dos nossos doadores. Por isso, convoco os servidores estaduais para colaborarem com essa iniciativa que salva vidas”, declarou o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo.

Para a diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela, a data celebra o agradecimento aos doadores voluntários e é um dia de conscientizar sobre a necessidade global do sangue seguro.

“A quantidade de sangue retirada não afeta a saúde do doador, pois a recuperação ocorre imediatamente após a doação. Uma pessoa adulta tem, em média, cinco litros de sangue e, em uma doação, são coletados no máximo 450 ml de sangue. É pouco para quem doa e muito para quem precisa de transfusão de sangue”, concluiu Zanela.

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555