Voltar

Olimpíadas do Conhecimento: Senai Rondonópolis conquista medalha de prata

05/10/2021 - 08h58
legenda
Alunos comemoram a medalha de prata

Os competidores do Senai Rondonópolis subiram ao pódio, agitaram a bandeira mato-grossense e festejaram bastante a medalha de prata conquistada nas Olimpíadas do Conhecimento, em Curitiba “estamos retornando de viagem com a sensação de ouro!”, vibra o coordenador de educação do Senai, Pacheco. A competição é a etapa nacional para as seletivas do campeonato mundial de profissões técnica, WorldSkills.

O trio, formado pelos alunos Celso Ferreira da Silva, Erik Juan da Silva e Ronald Wilians Santos, embarcou para a capital paranaense sob orientação do Técnico Diego Henrique Siqueri, para disputar a modalidade de Ocupação de Manufatura Integrada. O desafio desta Ocupação foi montar um projeto que envolve habilidades em mecânica, automação e eletroeletrônica empregando técnicas fundamentais da gestão de produção. Para o desenvolvimento das atividades, as equipes competidoras ainda precisaram realizar pesquisas, empregar recursos computacionais, executar provas individuais de eletroeletrônica, mecânica, usinagem convencional, usinagem CNC e até impressão 3D.

legenda
Celso Ferreira da Silva, Erik Juan da Silva
e Ronald Wilians Santos se preparam para a competição

A ocupação de Manufatura Integrada é a mais complexa dentro da competição, pois envolve conhecimento em mecânica, automação, eletrônica e robótica, “foi uma disputa acirrada, sabemos que hoje somos referência nessa ocupação e tínhamos certeza de que nossos 'adversários' viriam preparados”, pontua Pacheco.

O coordenador também aproveitou a oportunidade para agradecer a todos os envolvidos pelo apoio e incentivo “em especial à nossa diretora Lélia Brun e ao Carlos Braguini que não mediram esforços para que essa medalha fosse conquistada”, reforça.

O segundo lugar garantiu à equipe a classificação para a etapa final, que vai acontecer em março de 2022. Será uma disputa direta com os competidores do Senai SP e quem ganhar vai representar o Brasil na Worldskills em Shangai, na China.

WorldSkills

A WorldSkills organiza os campeonatos mundiais de habilidades vocacionais e é realizada a cada dois anos em diferentes partes do mundo. A organização, que também promove conferências sobre habilidades vocacionais, se descreve como o centro global de habilidades.

Texto por: Maria Antônia Junqueira Nunes

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555