Voltar

Sesi Escola Cuiabá ganha primeiro grêmio estudantil

30/11/2021 - 10h25
xx
Objetivo do grêmio é organizar e representar os
interesses dos alunos e promover o protagonismo

Após um longo período de preparação, organização e processo legal, eis que o Sesi Escola Cuiabá tem constituído seu tão sonhado primeiro grêmio estudantil. As eleições e a posse dos representantes, composta por alunos do ensino fundamental 2 e do novo ensino médio Sesi e Senai, já foram realizadas e os estudantes estão prontos para iniciar o mandato.

A chapa eleita foi a Motirõ composta pelos alunos Juliana Rocha (presidente), Rafaela Silva (vice-presidente), Jackson Huggo (secretário geral), Rafael Macedo (1° secretário), Bruna Raphaela Quintino Aires (diretora social), Ranniely Vitoria Arruda da Cruz (diretor de imprensa), Gustavo Braguini (diretor de esportes), Ana Carolina Barbiero (diretora de Cultura) e Carina da Silva (diretora) de saúde e meio ambiente.

O objetivo do grêmio é organizar e representar os interesses dos alunos na escola e permite que eles discutam, criem inúmeras possibilidades de ação, tanto no ambiente escolar, como na comunidade em torno da escola. “Para isso, tivemos que passar por todo o processo legal, normatização e regulamentação, com orientação do setor jurídico. Agora, está no regimento que está sendo aprovado no Conselho de Educação”, explicou a gerente da unidade, Alessandra Marangoni. 

De acordo com ela, era um sonho pessoal e também dos estudantes. “Prova disso, é que temos, há anos, os representantes de turma, que foram sendo preparados no fundamental para que chegassem no ensino médio e, realmente, efetivassem uma agremiação”.

xx
Criação da agremiação representa uma vitória, um sonho
desejado há muito tempo pela comunidade escolar

A gerente acredita que esta é mais uma forma de aproximar gestão escolar dos estudantes e para que eles possam exercer maior protagonismo. 

“É um importante espaço de aprendizagem, cidadania e convivência. Além disso, vai fazer com que os alunos entendam mais sobre direitos e deveres, de como funciona a democracia. Todos saímos ganhando com maior aproximação e eu espero que seja algo que a gente vá levar por muitos anos”, comemora, parabenizando todos os alunos envolvidos e também a colaboração e a disciplina de todas as chapas que participaram.

Para a presidente eleita, a criação da agremiação representa uma vitória, um sonho desejado há muito tempo e que, agora, se torna real. “Se tornou um grande exemplo de como podemos ser protagonistas e que demonstra o quanto a gente tem um grande potencial”.

xx

A partir de agora, segundo ela, são grandes expectativas. “Sabemos que nem sempre tudo sai como planejado, mas somos uma equipe fantástica e buscaremos soluções para os problemas e os projetos apresentados para o grêmio. Esperamos um mandado com muito êxito para o ano que vem”, pontua Juliana.

As primeiras ações já estão sendo planejadas para o início do ano letivo para a recepção e inclusão dos novos alunos na escola, para que eles possam conhecer a unidade, os professores e os colegas. “Com isso, pretendemos mostrar que estamos lá para ajudá-los e promovendo interação maior entre a comunidade escolar, entendendo melhor os anseios, sugestões e reclamações”, finaliza.

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555