Voltar

Torneio Interno de Robótica Sesi Escola Várzea Grande reúne 300 estudantes

01/12/2021 - 09h11
xx
Estudantes pesquisaram as diversas utilidades do transporte

A terceira edição do Torneio Interno de Robótica no Sesi Escola Várzea Grande foi um sucesso! Depois de meses de dedicação, os alunos do 3° ano ao 9° ano expuseram seus trabalhos e encararam os juízes para a apresentação de seus projetos e missões dos robôs.

Com a participação de pais e convidados, o evento reuniu 300 alunos do Ensino Fundamental 1 e 2. A cada ano é proposto um eixo temático para pesquisa e construção de novos conhecimentos empregando recursos tecnológicos como ferramenta. O tema deste ano seguiu a temporada do FIRST Lego League que está focada no desenvolvimento de projetos ligados ao transporte e logística.

Os alunos pesquisaram as diversas utilidades do transporte, explorando os avanços tecnológicos e os desafios globais que a humanidade enfrenta, pedindo à nossa comunidade para construir soluções criativas que irão revolucionar o futuro. Depois, as equipes participaram do desafio na mesa principal do torneio, cumprindo as missões determinadas aos robôs.

Os vencedores do Fundamental 1 foram: 1º lugar Core Values - World Lego 5º A; 2º lugar Core Values - Specialist of Technology 4º B; Equipe Superação - Aero Ligação 3º B; 1º lugar Projeto de Inovação - Equipe Alpha 5º A; 2º lugar Projeto de Inovação - Albert Einstein 4º A; 1º lugar Design de Robô - Marvel Conect 5º B; 2º lugar Design de Robô: Carga Pesada 3º A; Desafio da Mesa: Os 5 Mosqueteiros 4º B; 3º Champion - Tecno Power 3º A; 2º Champion - Tecnologia Roblox 4º B; e 1º Champion - Os 5 mosqueteiros 4º B.

No Fundamental 2 os vencedores foram: 1º lugar Core Values - Tech Tubbies 8º A; 2º lugar - Core Values - Iron Fox 9º A; Equipe Superação - Elite 6º A; 1º lugar Projeto de Inovação - Trans Log 9º A; 2º lugar Projeto de Inovação - Império da Logística 6º A; 1º lugar Design de Robô - Liga Mundo 8º A; 2º lugar design de tobô: equipe Fênix 6º A; Desafio da Mesa - Trans Log 9º A; 3º Champion - Adolescentes Modernas 7º A; 2º Champion - The Wolves 8º B; e 1º Champion - The Migthy Six 9º A.

Exercitando a criatividade

ss
Equipes participaram do desafio na mesa principal do torneio

João Matheus Vielheiro, 5º ano, estreou na competição e estava ansioso minutos antes de começar. “É minha primeira participação e estou um pouco nervoso, mas muito animado em poder competir”.

Acompanhando o filho, Mariane Vielheiro afirmou que o evento é uma oportunidade superimportante para as crianças pelo fato de desenvolver a parte emocional e soltar a criatividade. “É o que ele vai levar para o futuro, num ambiente de trabalho, por exemplo. São experiência que auxiliam no crescimento dele como pessoa, em geral, para qualquer coisa que ele queira fazer futuramente”.

Segundo ela, o trabalho que o Sesi desenvolve ajuda os estudantes a ter mais segurança, confiança, melhora o relacionamento interpessoal, cultiva a empatia, ensina a saber ouvir, orientar outras pessoas e outras crianças. Um trabalho em grupo que é realizado na unidade escolar, não é apenas desenvolver e programar o robô, mas principalmente tudo o que cerca o torneio: a preparação e o cuidado que os alunos maiores tem com os menores.

“Ver meu filho participar é muito gratificante porque é nítido como os alunos criam novas habilidades e se soltam de maneira tão rápida e natural. Eu consigo ver com o meu filho isso, ele enfrentando todo esse medo e insegurança. Algo que ele vai levar pra sempre com ele, e vai ajudar muito na vida adulta”, pontuou.

ssA técnica de equipes Mara Farias lembra que os estudantes buscaram o seu protagonismo com suas habilidades, pesquisaram e trouxeram ideias para contribuir no mundo da logística.

“A proposta da robótica é interligar conhecimentos e esse torneio trouxe muita aprendizagem. Estimulando o pensamento crítico, a autonomia, a inteligência emocional, o respeito ao pensamento do outro, o desenvolvimento da curiosidade, por meio da pesquisa, além da responsabilidade social e muita diversão”.

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555