Voltar

Equipe do Sesi Escola MT é campeã em torneio de robótica realizado em Manaus

25/04/2022 - 16h58
xx
Equipe segue para fase nacional que ocorre ​​​​​entre os dias
27 e 29 de maio, na Bienal, em São Paulo

A equipe de robótica Brother Creators, do Sesi Mato Grosso, se consagrou campeã na etapa regional do Torneio de Robótica FIRST LEGO League (FLL), na categoria principal, a Champion’s Awards. Realizado em Manaus, o evento reuniu 22 equipes dos estados do Amazonas, Roraima, Tocantins, Acre, além de Mato Grosso. Com a vitória, a equipe segue para fase nacional, que ocorre entre os dias 27 e 29 de maio, na Bienal, em São Paulo.

No primeiro dia do evento os integrantes: Henrique Arantes e Juliana Silva, ambos de 16 anos e do 2º ano, Natally Candido, 15 anos, do 9º ano, e Marina Kleim Leite, 12 anos, do 7º ano, apresentaram aos jurados o projeto de inovação escolhido para disputar o torneio, que consiste em um dispositivo para monitoramento do desperdício de grãos no transporte.

A solução indica quando o nível da carga no transporte tiver muita variação, acionando assim um alerta. A partir daí, a empresa fará o monitoramento de forma mais assertiva, identificando quais veículos necessitam de uma melhor manutenção e ajustes para mitigar as perdas no transporte. Além do monitoramento das perdas de grãos a solução visa melhorar a gestão e a qualidade dos grãos que são transportados pelas rodovias.

Já no segundo dia de competição, os jovens apresentaram, no quesito Design de Robô e Programação, o robô autônomo e programação para 17 missões na mesa. O bom desempenho garantiu o segundo lugar no quesito Mesa da competição.

“Foi um desafio gigantesco. Com pouco tempo de treinamento, a equipe conseguiu fazer uma bela apresentação nas quatro áreas cobradas dentro do torneio. Nosso objetivo era alcançar 550 pontos e conseguimos 420 pontos. Além disso, foi gratificante ver a união e a interação desses jovens com outras equipes, independentemente se estavam em uma competição, eles encararam como aprendizagem e isso inspirou muitas outras equipes”, explica o técnico da equipe Carlos Juliani.

xx
Desempenho da equipe também garantiu o segundo
lugar no quesito Mesa da competição

Superação

Henrique Arantes é o integrante mais antigo da equipe, há sete frequenta as aulas e treinos de robótica e já participou de quatro temporadas do torneio viajando pelo país, lembra que o desejo de trazer um bom resultado para casa era alta e os integrantes estavam ansiosos, mas a experiência foi gratificante. “Obtivemos um equilíbrio entre todas as áreas e nossa expectativa para o torneio nacional é mostrar, independente da estrutura e tempo de treino que temos, nossa dedicação e trabalho”. O jovem afirma que a equipe mantém o mesmo projeto e missões, aplicando melhorias na programação e desempenho do robô.

Estreante na competição, a integrante Juliane Silva aponta que o torneio também marcou pela superação da equipe. “Além do resultado, foi um evento incrível, onde fiz novos amigos, conheci pessoas de vários estados. Uma experiência que, com certeza, vou levar para a vida. Uma experiência única e que eu gostaria que todos os jovens pudessem vivenciar. A robótica pode ser transformadora na vida deles, como está sendo na minha”, declara.

A equipe

A Brother Creators foi criada em 2019 com a união das duas unidades do Sesi Escola de Cuiabá e Várzea Grande, tornando a equipe principal de Mato Grosso. A equipe já participou do Festival de Robótica Nacional que aconteceu na Bienal Internacional de Arte de São Paulo e ganhou uma vaga para Internacional no ano de 2020.

Texto: Viviane Saggin (Sesi MT)

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555