Voltar

Fiemt inaugura Casa da Indústria em Rondonópolis

28/04/2022 - 22h21
l
O prédio será um ponto estratégico para reunir
representantes do setor.

As indústrias localizadas na região sul de Mato Grosso têm à disposição, em Rondonópolis, um novo espaço para se reunir e debater sobre o desenvolvimento do setor. O local é a Casa da Indústria, inaugurada pela Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), na noite desta sexta-feira (28.04).

O prédio será um ponto estratégico para reunir representantes do setor que buscam a promoção e o desenvolvimento econômico local, bem como a expansão da representatividade industrial no município, principalmente nos setores predominantes da região: construção civil, alimentação, metalomecânico, metalúrgico, elétrico e agroindustrial.

O presidente da Fiemt, Gustavo de Oliveira, conduziu a cerimônia de inauguração acompanhado de empresários do setor e diretores da federação que puderam conhecer todas as instalações da Casa da Indústria. “O espaço é voltado não apenas para os industriários dos sindicatos, mas para as indústrias de todo o estado debaterem os problemas e buscarem soluções juntos“.

O setor industrial de Rondonópolis segue em franco desenvolvimento. De acordo com dados compilados pelo Observatório da Indústria da Fiemt, o município é peça fundamental para a economia de Mato Grosso. Para se ter uma ideia dessa dimensão, em 2021, Rondonópolis arrecadou R$ 4 bilhões em Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

“Em atividades industriais, o município emprega mais de 12 mil pessoas, dentre elas, 12% das contratações são para atividades de construção de edifícios e 10,52% para trabalhos relacionados à frigoríficos com ênfase em abates bovinos”, pontua Gustavo.

A Casa da Indústria é sede dos três sindicatos industriais da região: Sindicato da Indústria da Alimentação de Rondonópolis e Região Sul do Estado de Mato Grosso (Siar Sul MT), Sindicato Intermunicipal das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Rondonópolis e da Região Sul de Mato Grosso (Sindimec Sul MT) e Sindicato das Indústrias da Construção Civil da Região Sul do Estado de Mato Grosso (Sinduscon Sul MT). 

“A partir de hoje, a indústria e todos os empresários terão um local para serem bem recebidos. Nessa casa, vamos dar toda a assistência e apoio que eles precisarem para o desenvolvimento de Rondonópolis e da região”, afirmou o presidente do Siar Sul MT, Omar Alberto Pereira Pinto, durante a inauguração.

O presidente do Sindimec Sul MT, Vagno Vieira Dutra, ressaltou que o espaço está de portas abertas para ouvir os anseios dos empresários. “Estamos à disposição com uma equipe de assessores qualificados para atendê-los”.

l
Além da Casa da Indústria, também foi oficialmente
inaugurado o novo Sesi Rondonópolis.

O presidente do Sinduscon Sul MT, Flávio Garcia de Souza Junior, agradeceu o apoio da Fiemt e garantiu que com o novo espaço essa parceria estará cada vez mais forte. “Esse é um importante empreendimento para a nossa indústria, para o desenvolvimento da nossa região e para oferecer a assistência necessária para todos os empresários, tanto do setor da construção como dos demais segmentos dos sindicatos”.

A Casa da Indústria fica anexa à unidade do Sesi, localizado na Avenida Amazonas, 1671, no Centro de Rondonópolis.

Novo Sesi

Além da Casa da Indústria, na noite desta sexta-feira, também foi oficialmente inaugurado o novo Sesi Rondonópolis. A unidade tem capacidade para atender cerca de 14 mil trabalhadores e mais de 2.600 indústrias da região sul do estado. As modernas instalações oferecem serviços ampliados nas áreas de saúde e segurança do trabalho, como consultas ocupacionais, exames complementares, assessoria e programas legais.

Texto: Maria Clara Souza

Fotos: Eduardo Cardoso

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555