Voltar

Sistema Fiemt comemora dia da indústria com palestras, lançamento de prêmio e homenagens

26/05/2022 - 10h30
xx
Evento contou com a participação de cerca de 300 convidados
Foto: Osnar Couto/Sistema Fiemt

O Sistema Federação das Indústrias de Mato Grosso (Sistema Fiemt) reuniu empresários do setor e autoridades para comemorar o dia da indústria, celebrado em 25 de maio. O evento, realizado no Centro de Eventos do Senai Cuiabá, contou com a participação de cerca de 300 convidados, além de palestras, homenagens e lançamento de prêmio.

O presidente do Sistema Fiemt, Gustavo de Oliveira, juntamente com o superintendente da Fiemt e IEL MT, Mauro Santos, o diretor do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai MT), Carlos Braguini, e o superintendente do Serviço Social da Indústria (Sesi) Mato Grosso, Alexandre Serafim, deu as boas-vindas aos convidados e apresentou a indústria de Mato Grosso em números.

“O Sistema Indústria no Brasil existe e é forte porque a indústria nos apoia. Tudo que fazemos é pela indústria, para a indústria, por meio dela que nós ajudamos o país a crescer e se desenvolver”, apontou o presidente, lembrando que, ao todo, a programação em comemoração ao mês da indústria, neste ano, contou com 18 eventos entre fóruns itinerantes pelo interior do estado, palestras com especialistas em economia, gestão de pessoas, inaugurações e workshops – com objetivo principal de transmitir um pouco sobre o que o futuro reserva para o setor.

xx
Bruno Carazza analisou os cenários econômicos de2023 a 2026 no
contexto das eleições presidenciais Foto: Osnar Couto/Sistema Fiemt

Durante sua apresentação, o presidente do Sistema Fiemt ressaltou a importância da indústria de Mato Grosso para o país. “São mais de 11 mil estabelecimentos no estado, que geram cerca de 150 mil empregos diretos, ou seja 18% da geração de emprego do estado vem do setor, e representa 37,5% da arrecadação de tributo estadual (ICMS), o que equivale a R$ 4,6 bi”. Além disso, Gustavo apresentou os dados levantados pelo Banco do Brasil e pelo Observatório da Indústria da Fiemt sobre o dinamismo e o potencial dos municípios mato-grossenses.

A palestra magna da noite foi conduzida pelo economista e colunista do jornal Valor Econômico, Bruno Carazza, que analisou os cenários econômicos de 2023 a 2026 no contexto das eleições presidenciais de 2022.

A programação contou ainda com o lançamento da quarta edição do programa Melhores Indústrias para Trabalhar em Mato Grosso, desenvolvido pelo Sistema Fiemt, com objetivo de ressaltar e premiar as melhores práticas de gestão de pessoas, desenvolver as indústrias e contribuir com o desenvolvimento econômico. “Trata-se de um prêmio que agrega valor à marca ao reconhecê-la publicamente como uma indústria com as melhores práticas. Além disso, com processo rigoroso de avaliação e análises, o diagnóstico que as indústrias participantes recebem, ao fim do processo, contribui com a melhora do clima organizacional”, pontuou o superintendente da Fiemt, Mauro Santos.

xx
Seis personalidades foram homenageadas com medalhas
do mérito industrial. Foto: Osnar Couto/Sistema Fiemt

Homenagens

Empresários que marcaram a história da indústria no estado foram homenageados. A Confederação Nacional da Indústria (CNI), por meio da Fiemt, entregou insígnias e o diploma da Ordem do Mérito Industrial a Cleverson Cabral (in memoriam), Osório Henrique Furlan (in memoriam) e Jandir José Milan. Criada em 1958, a honraria expressa o reconhecimento da indústria a brasileiros ilustres que tenham contribuído para o fortalecimento do setor e para o desenvolvimento do país.

Já a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), representada pelos deputados Carlos Avallone e Xuxu Dal Molin, homenageou personalidades da indústria mato-grossense que se destacaram ao longo da história na consolidação deste importante segmento, com a entrega de Medalhas do Mérito Industrial.

Dante de Oliveira e Silva (in memorian), Marinaldo Fereira dos Santos e Wilmar José Franzner foram contemplados com a medalha - instituída pelo Poder Legislativo através da resolução número 6.314, de 2019, a partir de uma proposta de Avallone. O objetivo é homenagear personalidades que merecem o reconhecimento público pelos relevantes serviços prestados ao setor industrial. 

Marcaram presença no evento o governador em exercício Otaviano Pivetta, o senador Wellington Fagundes, os secretários de Estado de Fazenda, Fábio Pimenta, de infraestrutura Marcelo de Oliveira, da Casa Civil, Rogério Gallo, e de Cultura, Esporte e Lazer, Jefferson Neves, o secretário municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento, Vicente Vuolo, o empresário e presidente do Conselho de Relações do Trabalho da CNI, Alexandre Furlan, membros da diretoria da Fiemt, presidentes de sindicatos industriais entre outros.

Fórum da Indústria

Nesta quinta-feira (26), a programação da Fiemt continua com o Fórum da Indústria MT, durante todo o dia, no Centro de Eventos do Senai Cuiabá, com discussões como gestão de pessoas, lideranças, inovação, redução de custos e eficiência. Confira aqui.

Texto: Viviane Saggin/Sistema Fiemt

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555