Voltar

Personalidades são homenageadas pelo trabalho prestado à indústria e ao estado

26/05/2022 - 13h15
xx
Cleverson Cabral (in memorian) atuou na Fiemt por mais de 20 anos

Durante as comemorações do dia da indústria em Mato Grosso, celebrado em 25 de maio, a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), e a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) homenagearam empresários ilustres que contribuem para o fortalecimento do setor e para o desenvolvimento do país. A solenidade, realizada no Centro de Eventos do Senai Cuiabá, contou com a participação de autoridades, industriais e familiares dos homenageados.

O presidente da Fiemt, Gustavo de Oliveira, entregou Insígnias e o Diploma da Ordem do Mérito Industrial a Cleverson Cabral (in memoriam), Osório Henrique Furlan (in memoriam) e Jandir José Milan. Criada em 1958, a honraria expressa o reconhecimento da indústria a brasileiros ilustres que tenham contribuído para o fortalecimento do setor e para o desenvolvimento do país. “É um reconhecimento do povo de Mato Grosso a todos os industriais que, diariamente, trabalham para acrescentar números ao nosso PIB e também ao desenvolvimento social do nosso estado”, destacou.

Já a Assembleia Legislativa de Mato Grosso, representada pelos deputados Carlos Avallone e Xuxu Dal Molin, homenageou personalidades da indústria mato-grossense que se destacaram ao longo da história na consolidação deste importante segmento, com a entrega de Medalhas do Mérito Industrial.

Dante de Oliveira e Silva (in memorian), Marinaldo Fereira dos Santos e Wilmar José Franzner foram contemplados com a medalha - instituída pelo Poder Legislativo através da resolução número 6.314, de 2019, a partir de uma proposta de Avallone. “O objetivo é homenagear personalidades que merecem o reconhecimento público pelos relevantes serviços prestados ao setor industrial”, pontuou Avallone, lembrando que a indústria é uma atividade propulsora do desenvolvimento sócio-econômico do estado, gerando arrecadação para o estado e emprego e renda para milhares de pessoas.

Confira a trajetória dos homenageados

ss
Legenda

Cleverson Cabral - engenheiro e geólogo, na década de 70, Cleverson Cabral iniciou, na cidade de Jangada, a empresa de extração de Calcário, Império Minerações, à qual se manteve sempre à frente no comando e a expandiu para outros municípios mato-grossenses. Era o conselheiro mais antigo e há mais de 20 anos representava a Fiemt no Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema).

Natural de Petrópolis (RJ) era formado pela Universidade Federal de Ouro Preto e possuía doutorado na Universidade Técnica de Clausthal Zellerfeld, na Alemanha. Seus conhecimentos ajudaram a formar centenas de geólogos, como professor da Universidade Federal de Mato Grosso por mais de 30 anos. O empresário faleceu aos 78 anos no dia 31 de dezembro de 2019.

Osório Henrique Furlan - integrante da família fundadora da Sadia, nasceu em Caxias do Sul (RS) em 1922 e neto de imigrantes italianos, mudou-se para Concórdia (SC) em 1944 para trabalhar com o sogro Attilio Fontana na recém-inaugurada empresa Sadia, onde desempenhou múltiplas atividades e, aos 23 anos, assumiu a função de diretor gerente.

No início dos anos 1960, Osório foi morar em São Paulo. Afastado do dia a dia das fábricas, o empresário focou suas atividades na expansão do grupo, consolidando o nome Sadia no Brasil e no exterior. Aos 47 anos, ingressou na faculdade de direito com o filho Osório Furlan Júnior e formou-se bacharel com mais de 50 anos. Em 2007, encerrou suas atividades profissionais na empresa como vice-presidente do conselho de administração, mas continuou trabalhando e comparecendo diariamente a seu escritório.

Jandir José Milan - também nascido em Concórdia (SC), trabalhou desde cedo com a família, que atuava no setor madeireiro. Cursou engenharia agronômica e engenharia de operações. Em 1980, já casado, após uma visita a Mato Grosso, viu em Cuiabá a oportunidade para construir o futuro da família. Pioneiro no Distrito Industrial da capital, Jandir e Tânia, sua esposa, iniciaram a fábrica de móveis de madeira, que cresceu e é hoje uma indústria moderna, digital e automatizada.

xx
Marinaldo do Santos é sócio fundador e presidente da Trael
Transformadores Elétricos

Ao longo desse processo, se tornou sócio de uma empresa de tecnologia, também referência na área. Foi eleito diretor da Fiemt em 1994, continuando na diretoria até 2003, quando foi eleito vice-presidente. Em 2006 e em 2009, foi eleito primeiro vice-presidente da federação.

Em 2012 e 2015, foi eleito e reeleito presidente do Sistema Fiemt. À frente da instituição, foi o responsável pela implantação do Projeto Multiação e realizou dezenas de edições com mais de 500 mil atendimentos nas mais diversas áreas. Atualmente é presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-MT, conselheiro fiscal, conselheiro emérito da Fiem e vice-presidente da CNI desde 2014.

“Fazer parte deste seleto grupo de pessoas homenageadas pela CNI é motivo de alegria. Estou muito feliz e tenho certeza que essa medalha vem coroar os trabalhos prestados durante toda essa trajetória. Muito obrigado!”

Dante de Oliveira e Silva (in memorian) - empresário e comerciante do ramo de panificação. Proprietário da panificadora e Confeitaria Colombo por 45 anos, com unidades na Rua Antônio Maria, XV de Novembro e Filinto Muller, Praça do Choppão, Praça Popular e, finalmente, na Brigadeiro Eduardo Gomes.

Senhor Dante, que foi casado com Célia Campos de Oliveira e Silva, nasceu em 25 de maio de 1929, em Campo Grande (MS) e faleceu no dia 23 de fevereiro de 2022.

Marinaldo Fereira dos Santos - sócio fundador e presidente da Trael Transformadores Elétricos, localizada no Distrito Industrial, em Cuiabá. Iniciou suas atividades em 1992 com a fabricação de transformadores de distribuição de força e especiais. Hoje, a empresa atende companhias de energia elétrica e segmentos industriais, comerciais, agrícolas e de serviços em eletrificação rural e conta com avançado parque industrial, instalado em uma área total de 77 mil m², dedicada à fabricação de transformadores de alta qualidade.

Atualmente, é diretor do Sindicato de Indústrias Metal Mecânica e Elétrica do Estado de Mato Groso (Sindimec). Atuou ainda como diretor da Associação dos Empresários do Distrito Industrial de Cuiabá (Aedic).

Wilmar José Franzner - diretor Geral da Água Puríssima, empresa genuinamente mato-grossense, tendo iniciado suas atividades em 1999, com a oferta de um produto totalmente natural, sem necessitar de tratamento, purificação, alteração química ou aditivo em sua composição original.

Considerada a melhor água do Centro-Oeste e uma das 10 melhores do Brasil, a Puríssima tem sua fonte no munícipio de Dom Aquino (distante 172 km da capital), onde a vazão da fonte é de mais de 1 milhão de litros por hora. Wilmar é idealizador do projeto de inclusão social Com a Corda Toda, da indústria de água mineral Dom-aquinense, Puríssima - projeto que já atendeu milhares de crianças e adolescentes com as aulas de violão.

“Fui pego de surpresa, já que fiquei sabendo ao chegar aqui que receberia essa honraria. Então, foi uma grata surpresa e agradeço a todos por essa honrosa homenagem”, declarou Wilmar.

Viviane Saggi/Sistema Fiemt

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555