Voltar

Entenda como a formação técnica contribui no Novo Ensino Médio

28/07/2022 - 09h00

Formação Técnica no Novo Ensino MédioO Novo Ensino Médio oficialmente nas escolas! Ao mesmo tempo que alguns pais e alunos comemoram a possibilidade de o jovem ter autonomia para escolher um itinerário de aprofundamento de expansão ou de formação técnica, outros pais e alunos são duvidosos ao novo modelo de ensino por acreditar que isso possa prejudicar a formação básica.   

Por isso, para te ajudar preparamos um material exclusivo com 5 motivos do porquê fazer a formação técnica no Novo Ensino Médio e como ela pode ser um grande diferencial na construção do protagonismo, currículo pessoal e trajetória profissional do jovem. Descubra a seguir!  

1.  Protagonismo:   Quando falamos do Novo Ensino Médio, sem dúvidas, o protagonismo é um dos grandes diferenciais dessa nova legislação. Mas você deve estar se perguntando: como isso realmente acontece na prática? Primeiro de tudo, você precisa entender que o aluno deixa a passividade de simplesmente ouvir. O papel da escola é justamente esse: apresentar-se como um espaço e lugar seguro que vai apoiar o aluno a viver e construir esse protagonismo. Para isso, a escola propõe uma proposta pedagógica diferenciada, trabalha o projeto de vida e enrique com os itinerários formativos, que vão abrir espaços a autonomia do aluno para fazer as próprias escolhas e facilitar a participação e dinâmica social. Em outras palavras, esse protagonismo se dará por meio da troca de aprendizados, construção de novos saberes, resolução de problemas, enfrentamento de desafios, autoconhecimento, desenvolvimento de novas habilidades socioemocionais, formação da identidade e democratização de ideias. Por meio dessa dinâmica no decorrer dos três anos do Novo Ensino Médio, o aluno aprenderá a ser o personagem central da sua vida nas três esferas da vida: pessoal, social e profissional.  

2. Formação profissional: Outra mudança significativa e muito vantajosa que essa nova legislação trouxe, é a de possibilitar que o aluno tenha uma formação técnica e profissional. Entretanto, muitos pais e alunos ainda questionam: com a mudança a escola reduziu carga horária  antes estudadas em sala de aula? A resposta é não! Muito pelo contrário, o novo modelo amplia o currículo para áreas de conhecimento: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens, Matemática e Formação Técnica, aumentando assim a carga horária total ao longo dos três anos que passou de 2400 horas para 3 mil horas. Ou seja, com a mudança, além do aluno ter o conhecimento articulado por áreas de conhecimento, também tem possibilidades de desenvolver habilidades específicas de uma profissão, o que o tornará mais apto e preparado para planejar sua carreira e se desejar, sair do terceiro ano direto para o mercado de trabalho. O novo ensino médio favorece a autonomia para a escolhe da formação profissional que mais combina com o seu projeto de vida, abrindo assim um leque de oportunidades na construção da carreira do jovem. Além do amadurecimento pessoal para tomadas de decisões consciente e responsável. 

3. Enriquece o currículo:   Para aprimorar as habilidades do jovem na profissão a fim de garantir melhores resultados no mercado de trabalho, é indispensável que o aluno desenvolva o pensamento crítico e criativo, relacionados a teoria e prática da sua respectiva área de formação profissional. O jovem tem experiências por meio dos projetos de iniciação científica e avaliação integradora durante todo o período do Novo Ensino Médio. A finalidade desses projetos é apresentar soluções criativas e inovadoras para problemas da vida real, avaliar de forma individual o ganho de conhecimento contínuo e progressivo do aluno, bem como enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, o que é de suma importância para a vida acadêmica, pessoal e, principalmente, profissional do jovem. Essa aprendizagem se dá por meio da construção de um negócio e/ou empresa e passa por diversas etapas: pesquisa de mercado, hábitos de consumo, identificação de oportunidades, formação do projeto, plano de negócio, portfólio, estratégias de marketing e investimentos. Ao final do terceiro ano do Novo Ensino Médio, além do aluno ter os dois certificados de conclusão de curso, um do Ensino Médio e outro da formação técnica profissional, ele também poderá utilizar algumas dessas experiências profissionais de formação de negócio/empresa no currículo.  

4. Soft Skills: Aqui temos outra vantagem a ter em mente sobre o Novo Ensino Médio! Além da formação técnica profissional que é um grande aliado no currículo, os itinerários formativos também promovem o desenvolvimento de habilidades comportamentais e socioemocionais do jovem, entre elas: comunicação eficaz, trabalho em equipe, resolução de problemas, clareza na tomada de decisão, pensamento criativo, organização e colaboração em grupo. Todas essas habilidades não só trarão aptidão para o jovem na vida pessoal e social, como também contribuirão no desenvolvimento da carreira profissional, já que se trata de grandes diferenciais neste atual cenário competitivo em que vivemos.  

5. Aproveitamento do conhecimento:   Temos aqui outro ponto muito importante a considerar como um grande aliado na vida do aluno. Todo conhecimento adquirido em sala de aula, tanto pela formação profissional quanto pelas avaliações integradoras, pode ser aproveitado de três maneiras na vida do jovem. E quer saber a melhor parte? É o jovem que vai ter autonomia para decidir isso! A primeira opção que o jovem tem é a de seguir carreira e trabalhar em alguma empresa ou indústria na sua área de formação. A segunda opção que o jovem tem, é a de aproveitar todo o conhecimento teórico e prático, bem como a experiência adquirida por meio dos projetos de avaliação integradora em sala de aula, e abrir o seu próprio negócio. E ainda vamos além, o aluno pode também fazer um curso superior e aproveitar todo conhecimento adquirido sobre tecnologia, inovação e regras de segurança e aplicar nessa nova profissão, seja ela medicina, engenharia, odontologia ou qualquer outra área.  O novo médio prepara o jovem para qualquer carreira com autonomia e maturidade que também são importantes para o Enem. 

Agora que você descobriu alguns dos motivos do porque a formação técnica contribui no Novo Ensino Médio, clique aqui e dê o primeiro passo em busca do seu protagonismo. O Sesi Escola está preparado para te acompanhar em toda essa caminhada! 

Texto: Rayane Gazola / Sesi MT

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555