Voltar

Conselho Nacional do Sesi faz visita às estruturas das unidades em Mato Grosso

31/08/2022 - 17h36
Conselho Sesi Nacional
A comitiva conheceu os projetos realizados pelo Sesi MT

As ações realizadas pelo Serviço Social da Indústria de Mato Grosso (Sesi MT) servirão de modelo para as instituições de outros estados. Isso porque a comitiva do Conselho Nacional do Sesi realizou um circuito de visitas nas unidades da instituição em Mato Grosso, Sesi Escola e sede do Sistema da Federação das Indústrias (Sistema Fiemt).

Na comitiva estavam o superintendente executivo do conselho, general Pedro Antônio Fioravante, a gerente de planejamento, gestão e fiscalização, Fanie Miranda, a coordenadora de comunicação corporativa, Gisele Diniz e o assistente, Levi de Mattos. A visita ocorreu nos dias 30 e 31 de agosto. Os membros do conselho foram recepcionados pelo superintendente regional do Sesi, Alexandre Serafim.

Na ocasião, foram apresentadas as estruturas das unidades de Cuiabá e Rondonópolis. A comitiva também visitou o canteiro de obras do Sesi Escola da capital e de Várzea Grande que estão passando por reformas. Nos locais, eles conheceram as salas de aula e laboratórios equipados com o que há de mais moderno para o aprendizado dos estudantes.

A equipe do Conselho Nacional do Sesi conheceu ainda o projeto da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na unidade de Rondonópolis, que faz a inserção social para aqueles que não concluíram a educação básica na idade própria, como por exemplo a aluna Carolina Ferreira, que está gestante de oito meses e contou a comitiva como os professores do projeto são atenciosos com os alunos. “Mesmo com as dificuldades do dia a dia eu não deixou de vir, me sinto acolhida pelos professores e eles não nos deixam desanimar. Se eu faltar um dia, a professora já me manda uma mensagem perguntando se está tudo bem. Isso me encoraja a não desistir”, disse a aluna à comitiva.

O superintendente regional do Sesi MT, Alexandre Serafim destacou que a vinda do conselho nacional nas unidades de Mato Grosso reforça a importância da inovação no trabalho, que servirá de modelo para outras instituições. “Assim como vemos as boas práticas nas demais unidades do país e pegamos como exemplo, também queremos servir como modelo para elas. Fico feliz com a vinda do conselho aqui em nosso estado e muito satisfeito em poder mostrar a eles todo trabalho que é desenvolvido pelas unidades Sesi de Mato Grosso. Estamos sempre inovando nossos projetos para melhor atender aos trabalhadores da indústria e à comunidade em geral. Tendo essas ações como cases de sucesso, elas se tornam referências para unidades de outros estados”, pontuou Serafim. 

Conselho Nacional do Sesi
O conselho levará várias ideais como modelos para outros estados

Segundo o superintendente executivo do conselho, o General Fioravante a visita lhe deu muita satisfação e levará várias ideais como modelos para outros estados. “Realmente é uma satisfação, uma honra e um orgulho muito grande conhecer o trabalho de vocês, nos encantou muito! Me surpreendeu positivamente as instalações das unidades, que não são apenas novas, elas são funcionais e foi muito bem pensadas, voltadas para o futuro”.

O general destacou ainda que os projetos do Sesi MT servirão como referência para outras instituições. “Levaremos muitas ideias daqui para outros departamentos regionais e também para o conselho nacional. Então é importante que a gente vá na ponta e veja onde a coisa acontece. Brasília é apenas o meio que dá o apoio e a estrutura necessária para que a ponta realmente faça a entrega para sociedade através das suas unidades”, finalizou.

Conselho Nacional do Sesi

É um órgão normativo, responsável pela aprovação de diretrizes e normatizações da instituição, além de fiscalizar as ações realizadas pelo Sesi em todo o país. Também auxilia na prestação de contas de forma transparente e dinâmica, permitindo que qualquer cidadão acesse dados, publicações e resultados.

Seus membros discutem as melhores ideias e projetos que devem ser desenvolvidos, garantindo que a prestação de serviços à sociedade seja sustentável e eficaz.  

Muito além disso, o Conselho é ambiente de compartilhamento de boas práticas. É um espaço de troca de experiências que tornem ainda mais forte a presença do Sesi nos estados, respeitando as características regionais e ressaltando o potencial da Indústria nas comunidades brasileiras.

Texto: Luana Daubian / Sesi MT

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555