Voltar

Estudantes destacam pontos positivos do método de ensino do Sesi Escola

06/09/2022 - 16h58
Sofia - Sesi Escola
Sofia é estudante do 8º ano no Sesi Cuiabá / Reprodução

Com foco na qualidade dos processos de aprendizagem e na construção de competências, o Sesi Escola Mato Grosso busca promover o desenvolvimento integral de seus alunos. O protagonismo do estudante e a metodologia aplicadas são aspectos apontados pelos estudantes como diferenciais da instituição.

Sofia Aquilino, 13 anos, é estudante do 8º ano no período vespertino da unidade em Cuiabá. A menina, que está no Sesi Escola desde o Ensino Infantil, cresceu dentro da instituição de ensino colecionando ótimas lembranças e conta sobre como a escola e os professores incentivam nos estudos.

“Faço todas as aulas com ótimos professores e também participo das atividades fora da sala. A escola nos incentiva a estudar em casa, fazer pesquisas procurando informações tanto na internet quanto nos livros para aprofundar o ensino com atividades diferentes. Também somos incentivados a executar trabalhos em grupo, aprender outras línguas e participar da área de robótica, que trabalha muito a nossa criatividade”.

Para a aluna, o principal diferencial é o ensino da robótica, além da atenção dada pelos profissionais da educação.

“A parte da robótica exige bastante de nós, despertando o nosso melhor. Gosto muito de programar e fazer os projetos, além disso acho superlegal os torneios e a emoção de conquistarmos uma posição de destaque. Tudo isso vale muito a pena. Outro destaque é a equipe de professores, eles são demais! Criam uma boa relação com os alunos e explicam muito bem. Espero continuar estudando bastante e pretendo ficar fluente em inglês”.

Outro aluno que também falou sobre o seu olhar quanto ao Sesi Escola é o Heitor Schornak, 15 anos, estudante do 1º ano do novo ensino médio. Ele destaca que os professores sempre ajudam os estudantes a terem um norte e a se prepararem para o futuro. 

Heitor - Sesi Escola
Heitor é estudante do 1º ano do novo ensino médio em VG

“Sou aluno há 10 anos, e minha primeira lembrança são as aulas de educação tecnológica que e que eu amo até hoje. Um dos pontos positivos que eu vejo aqui é que eu nunca me sinto perdido, pois o Sesi Escola proporciona um ensino onde o aluno sabe o que precisa ser feito para sair preparado para enfrentar o mundo lá fora. Os professores nos guiam de modo que nos preparam para o futuro como protagonistas”, aponta.

Como aluno do ensino médio integrado Sesi e Senai, Heitor também ressalta sobre a novidade no método. “Aprendemos um conteúdo e logo depois já nos passam modos de como resolver problemas por meio do que foi ensinado. Isso nos ajuda a pensar mais e desenvolver diversas habilidades. Sinto que me ajudou muito a exercitar minha agilidade de trabalhar em grupo, de raciocínio, resolução de problemas, entre outras capacidades”, finaliza.

Visita ilustre

Na última semana, as unidades do Sesi Escola de Cuiabá e Várzea Grande receberam a visita da comitiva do Conselho Nacional do Sesi, com a liderança do superintendente executivo do conselho, General Pedro Antônio Fioravante. Além de ver o canteiro de obras nas escolas, o grupo conheceu as salas de aula e laboratórios equipados com o que há de mais moderno para o aprendizado dos estudantes.

Segundo o gen. Fioravante, ele e sua comitiva avaliaram de forma muito positiva a estrutura e o serviço prestado pelas unidades, tanto que a ideia é apresentar como modelos para outros estados.

“Realmente é uma satisfação, uma honra e um orgulho muito grande conhecer o trabalho do Sesi Escola, nos encantou muito! Me surpreendeu positivamente as instalações das unidades, que não são apenas novas, elas são funcionais e foi muito bem pensadas, voltadas para o futuro. Levaremos muitas ideias daqui para outros departamentos regionais e também para o conselho nacional”, disse o general.

Texto: Luana Daubian / Sesi MT

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555